Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária

ELVAS: Milhares de pessoas na Ajuda para celebrar a Páscoa

Milhares de pessoas escolhem as margens do rio Guadiana, na Ajuda, em Elvas, para saborear o tradicional borrego no campo, cumprindo uma tradição secular, mas o tema da crise fica fora da ementa.

Pelas margens do Guadiana, na fronteira entre Elvas e Olivença (Espanha), os convivas, que abandonam a cidade raiana, improvisam uma cozinha, sala de estar, quartos e até casa de banho para passarem em família e com amigos a quadra da Páscoa.

Semanas antes deste convívio, muitos são aqueles que vão à Ajuda "marcar o sítio", para que, no fim-de-semana da Páscoa, estejam instalados nos melhores lugares.

CAMPO MAIOR: Páscoa é sinónimo de Romaria de Nossa Senhora da Enxara

A Enxara está composta, apesar da chuva, muitos romeiros já acamparam, a fim de festejar a época santa, neste local emblemático, perto da aldeia de Ouguela, no concelho de Campo Maior, onde a Páscoa é sinonimo de Romaria à Nossa Senhora da Enxara.

Segundo José Carlos Zagalo, da comissão organizadora, cerca de 70% dos campomaiorenses vão para a Enxara na sexta feira santa e acampam lá 2 ou 3 dias, regressando na segunda feira.

No fim-de-semana da Páscoa, o Santuário de Nossa Senhora da Enxara, ao qual está ligado uma antiga lenda, enche-se de visitantes e curiosos, mas principalmente de fiéis.

A festa consiste, essencialmente, numa missa e procissão campal, tourada e outros divertimentos.

ELVAS: Homem de 22 anos suspeito de furto em residência

A PSP anunciou hoje ter detido um homem, de 22 anos, no Bairro das Pias, em Elvas, suspeito da autoria do furto de diverso material avaliado em cerca de 2.500 euros.

Segundo a PSP, o suspeito foi detido na sequência de uma denúncia de furto a uma residência, localizada na Horta do Nabo, em Elvas, ocorrido, quinta feira, cerca das 19.00 horas.

As autoridades conseguiram recuperar todo o material furtado, entre o qual se encontram um computador portátil, um LCD, dois leitores de DVD, uma playstation, microfones, colunas de som, filmes de DVD e jogos para Playstation, entre outros.

O suspeito foi constituído arguido e submetido a termo de identidade e residência, aguardando os trâmites processuais em liberdade.

A PSP anunciou também, ter recuperado uma caçadeira semi-automática, com canos serrados, que se encontrava enterrada junto de uma habitação no Bairro das Pias, em Elvas.

Segundo a mesma fonte foram ainda recuperados 74 cartuchos de caça, calibre 12, dissimulados dentro de uma bolsa que se encontrava na ramagem de uma oliveira.

Esta operação vem na sequência de uma outra, realizada na semana passada, também no Bairro das Pias, que culminou com a detenção de uma homem e uma mulher, de 32 e 19 anos respectivamente.

O homem foi detido por posse ilegal de uma rama de fogo, de classe B (calibre 7,65mm), bem como de 47 munições do mesmo calibre e ainda 2 carregadores.  Quanto à mulher detida, tinha na sua posse 10 munições de calibre 7,65 mm.  

Na mesma operação foi apreendida uma arma de Classe D, vulgo caçadeira, por se encontrar fora do domicílio para o qual estava licenciada. 

Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´