Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária

ELVAS: Mariza apresenta "Fado Tradacional" na próxima sexta-feira

Mariza canta, Frank Gehry compõe o cenário e o Coliseu José Rondão Almeida, em Elvas, testemunha assim a aguardada apresentação ao vivo de "Fado Tradicional". O concerto está marcado para a próxima sexta-feira, dia 15 de Abril.

"Fado Tradicional", o novo álbum de Mariza, estará no centro das atenções, mas a fadista não deverá escusar-se a visitar os maiores momentos dos trabalhos anteriores: "Fado Em Mim", "Fado Curvo", "Transparente" e "Terra".

O espectáculo torna-se ainda mais apelativo pela assinatura que vem no cenário: a do arquitecto Frank Gehry.

A parceria já produziu aplausos em finais de Outubro, quando ele, fã confesso de Mariza, a recebeu no seu Walt Disney Concert Hall (Los Angeles) e o transformou numa espécie de "saloon"-taberna, procurando assim combinar o espírito americano com a alma do fado.

Criada na Mouraria, em Lisboa, Mariza foi "descoberta" pelo grande público durante espectáculos de homenagem a Amália Rodrigues e foi rapidamente considerada uma grande revelação do fado, juntando-se ao leque formado por cantoras como Mafalda Arnauth e Cristina Branco.

O cineasta José Fonseca e Costa, ao ouvi-la, não foi parco em elogios: "O caminho de Mariza em direcção às estrelas acaba de começar". Não se enganou.

Mariza é, sem dúvida, a mais internacional voz do novo fado, especialmente desde que, em 2003, foi eleita pela rede britânica BBC Rádio como a melhor artista da Europa na categoria de world music. É uma estrela mundial, ao ponto de já lhe terem chamado "rock star do fado". Diva é que não, que ela não gosta.

LEGISLATIVAS: Paulo Cardoso é o cabeça-de-lista pelo circulo eleitoral de Portalegre

O coordenador do Bloco de Esquerda (BE) no distrito de Portalegre, Paulo Cardoso, é o cabeça-de-lista do BE pelo circulo eleitoral de Portalegre nas eleições legislativas marcadas para 05 de junho.

Paulo Cardoso, com 46 anos, é dirigente sindical e membro da Mesa Nacional do BE.

Profissionalmente, Paulo Cardoso é analista na empresa Selenis Serviços, no parque industrial da Quinta de São Vicente, em Portalegre.

A lista ratificada, domingo, pela Mesa Nacional do BE integra ainda os nomes de Ana Freitas, Natércia Lopes e José Moura.

Distrito de Portalegre já tem Unidade de Convalescença

Entrou em funcionamento no passado dia 1 de Abril a Unidade de Convalescença do Hospital Dr. José Maria Grande, em Portalegre, com 22 lugares de internamento.

Trata-se da primeira Unidade de Convalescença da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados no distrito de Portalegre e vem colmatar uma necessidade identificada num distrito em que o índice de envelhecimento da população e a prevalência de doenças crónicas e incapacitantes se encontram acima da média nacional.

Esta nova Unidade resulta da adaptação de um serviço de internamento do Hospital Dr. José Maria Grande, onde funcionará também uma Unidade de Cuidados Paliativos, e foi integralmente financiada pelo Ministério da Saúde, através da Administração Regional de Saúde do Alentejo, I.P., num investimento que ascende a mais de 900.000 €.

Estes 22 lugares de internamento vêm acrescer aos 421 já existentes na região Alentejo, distribuídos por 15 concelhos nas tipologias de Convalescença, de Paliativos, de Média Duração e Reabilitação e de Longa Duração e Manutenção.

Para além destes lugares de internamento, já existem também no Alentejo 417 lugares assegurados pelas Equipas de Cuidados Continuados Integrados, as quais prestam cuidados no domicílio dos utentes dependentes, sempre que estão reunidas condições técnicas e de enquadramento sócio familiar para que o utente seja seguido no seu ambiente familiar.

Com a criação destas novas Unidades, o distrito de Portalegre passa a ter todas as tipologias da Rede de Cuidados Continuados Integrados uma vez que já possuía Unidades de Média Duração e Reabilitação em Arronches (21 lugares) e Marvão (19 lugares) e de Longa Duração e Manutenção em Ponte de Sôr (28 lugares), Alter do Chão (12 lugares) e Portalegre-Urra (30 lugares).

Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´