Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária

ÉVORA: Freguesias alertam para "grave situação" financeira

Sete juntas de freguesia de Évora, todas de gestão CDU, alertaram esta quarta-feira para "a grave situação" financeira que atravessam, devido ao atraso na transferência de verbas do município (PS), que pode pôr em causa a prestação de alguns serviços.

O alerta foi lançado num comunicado assinado pelos presidentes de sete das 19 juntas de freguesia do concelho (Bacelo, Boa Fé, Graça do Divor, Guadalupe, S. Manços, Torre de Coelheiros e Tourega), que reclamam o pagamento da dívida que ascende a mais de 300 mil euros.  

Contactado pela agência Lusa, o vice-presidente da Câmara de Évora, o socialista Manuel Melgão, admitiu que existem "dificuldades" de tesouraria  para se fazer a transferência de verbas, mas mostrou-se surpreendido com  o comunicado.  

O vereador disse que a autarquia não se pode comprometer "com datas de pagamento integrais" e adiantou que a transferência de verbas será feita "de acordo com a disponibilidade de tesouraria do município e  as prioridades das juntas de freguesia".  

Os sete autarcas comunistas dizem que "não será possível por muito mais tempo manter a situação de incumprimento por parte da Câmara". 

"Não basta transferir competências, é necessário transferir os meios necessários para as executar", advertem.

"Indústria da Voz" na AASHE

A Associação de Acção Social Humanitária de Elvas em colaboração com a "Indústria da Voz" da SIR - Sociedade Instrução e Recreio, vai realizar mais um espectáculo musical, no Centro de Convívio do Terreirinho João Domingues.

Este espectáculo está agendado para as 21.30 horas do próximo sábado, dia 9 de Abril, onde vão estar em actuação cerca de uma dúzia de jovens.

NISA: Câmara sem ligações telefónicas há dois dias

A Câmara Municipal de Nisa, está há dois dias sem ligações telefónicas.

"Uma placa do servidor queimou-se na segunda-feira. Vieram aqui à câmara os técnicos da Portugal Telecom (PT) que ficaram de apresentar uma solução e até hoje à tarde não temos respostas, nem soluções para o problema", relatou à Lusa a presidente da autarquia, Gabriela Tsukamoto, que considerou a situação "inexplicável". 

"Estamos fartos de contactar a direcção da PT, bem como vários responsáveis técnicos da empresa de comunicação no distrito de Portalegre, mas até hoje à tarde não tivemos nenhuma resposta", lamentou a autarca.

Contactada pela Lusa, fonte do gabinete de comunicação da PT confirmou a avaria, assegurando que o problema será solucionado ainda durante o dia de hoje, estando garantidas as ligações telefónicas no município de Nisa a partir de quarta-feira.

A autarca comunista disse esperar uma resolução "rápida" deste caso, uma vez que na vila alentejana "já circula o boato" de que o município "não paga as contas dos telefones".

"Isso não é verdade, temos tudo em dia, não temos problema nenhum", assegurou.

Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´