Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária

José Ernesto Oliveira abandona vida política activa quando terminar mandato

O presidente da Câmara Municipal de Évora, o socialista José Ernesto Oliveira, revelou à agência Lusa que vai abandonar a vida política activa quando terminar o seu terceiro mandato à frente do município, no próximo ano.
 
"A minha carreira política chegou ao fim. Não tenho mais nenhuma ambição política e posso considerar-me um político realizado. Fiz da política aquilo que gostava de ter feito", declarou o autarca alentejano, em entrevista à Lusa.

Natural de Cuba (Beja), José Ernesto Oliveira, de 60 anos, conquistou a Câmara Municipal de Évora, antigo bastião comunista, nas autárquicas de 2001, com maioria absoluta, e nas eleições seguintes, em 2005 e 2009, foi reeleito, mas com maioria relativa.

Antes de presidir ao município e entrar para o PS, o autarca foi militante do PCP, deputado à Assembleia da República entre 1979 e 1982 e presidiu à Assembleia Municipal de Évora de 1981 até 1990, vindo a desvincular-se do Partido Comunista em 1992.

Mostrando-se "satisfeito" com o que fez na política, o presidente da Câmara Municipal de Évora realçou que, ao fim de quase 40 de vida política activa, não se sente "desgostoso nem arrependido" do caminho que percorreu.

"Aderi ao PCP com 18 anos, com toda a minha generosidade e utopia de querer um mundo melhor feito por aquela via, mas, mais tarde, comecei a por em causa se seria aquela a via que levava a atingir os objectivos que mantinha e mantenho e cheguei à conclusão que não", contou.

José Ernesto Oliveira disse ter saído do PCP "com todo o respeito e sem nenhum tipo de trauma", admitindo que a sua desvinculação "não tenha sido compreendida".

"Fiz, depois, o meu percurso como independente, a primeira vez que me candidatei à Câmara Municipal de Évora foi como independente e, mais tarde, vim a aderir ao PS por acreditar que a social-democracia é a única via que, à esquerda, pode construir e dar um contributo para um mundo melhor", recordou.

Questionado pela Lusa, o autarca socialista afastou a hipótese de se candidatar a outro município, defendendo que "quem está no poder local deve ter a sensação que está de passagem” e “deixar que surjam naturalmente alternativas".

"Esta é uma das pechas que só contribui para denegrir a imagem do poder local. Isto não pode ser um reinado em que se designam sucessores ou que se mantêm eternamente", considerou.

ELVAS: 160 gatos “brilham” em exposição internacional

Mais de 160 gatos vão "brilhar" na 10.ª Exposição Felina Internacional de Elvas, agendada para os dias 13 e 14 deste mês, no Centro de Negócios Transfronteiriço, divulgou hoje o município.

Ao longo de dois dias, os animais participantes, em representação de diferentes países e pertencentes às mais diversas raças, vão ser pontuados por quatro juízes internacionais convidados para o evento.

"Os apaixonados por gatos vão ter a oportunidade de apreciar de perto raças muito diferentes, desde as mais conhecidas, como os Persas, Bosques da Noruega, Brithish Shorthair, Maine Coon, Europeus ou Siameses, às mais raras ou desconhecidas, como os Sagrados da Birmânia, Abissínios, Chartreux, Azul Russo, Somali, Bengal ou os Orientais", realça a organização.

A 10.ª Exposição Felina Internacional de Elvas é promovida pelo Clube Português de Felinicultura, com o apoio da autarquia alentejana e de uma marca de alimentação animal.

FUTEBOL: Sereno regressa à selecção

O elvense Henrique Sereno Fonseca, volta a integrar a selecção nacional de futebol anunciou esta manhã de quinta-feira, dia 4 de Outubro, Paulo Bento, seleccionador nacional da selecção lusa.

Sereno, tem 27 anos, e representa esta época desportiva o Valladolid, por emprestimo do Futebol Clube do Porto.

Luís Neto, é a grande novidade dos 23 eleitos de Paulo Bento para os jogos de qualificação para o Mundial’2014 frente à Rússia e Irlanda do Norte.

Em relação à última convocatória, Paulo Bento deixou de fora os defesas Ricardo Costa e Nuno André Coelho e os médios Carlos Martins e Manuel Fernandes.

Lista de convocados:
Guarda-redes: Beto, Eduardo e Rui Patrício;
Defesas: Bruno Alves, Fábio Coentrão, Sereno, Miguel Lopes, João Pereira, Pepe e Luís Neto;
Médios: Custódio, João Moutinho, Miguel Veloso, Raúl Meireles, Ruben Amorim e Ruben Micael;
Avançados: Cristiano Ronaldo, Hélder Postiga, Nani, Pizzi, Nélson Oliveira, Varela e Éder.

Faixa publicitária
Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´