Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária

Alentejo teve melhor ano turístico de sempre em 2010

Em 2010 o número de dormidas registadas nas unidades hoteleiras do Alentejo foi de 1,179 milhões, mais que as 1,104 milhões registadas em 2009, revelam os dados divulgados recentemente pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Esta subida de 6,7% faz com que o destino Alentejo tenha registado o melhor ano turístico de sempre, depois dos bons resultados alcançados em 2009. 

Para o presidente da Turismo do Alentejo, "os dados do INE vêm comprovar as expectativas de que 2010 seria o melhor ano turístico de sempre para o Alentejo". 

"Estes resultados são uma consequência da troca de sinergias entre a Turismo do Alentejo e os parceiros públicos e privados. São a prova de que o trabalho em equipa é estratégico no crescimento e na afirmação de um destino", acrescenta em comunicado António Ceia da Silva. 

Ainda segundo os dados do INE, em Dezembro de 2010 o Alentejo foi a região portuguesa que registou o maior número de dormidas, apresentando uma subida de 9,4%, face ao período homólogo do ano passado. 

De acordo com os dados, no último mês do ano registaram-se 65,1 mil dormidas na região, contra as 59,5 mil de Dezembro de 2009.

PSP apanha assaltante em flagrante num estabelecimento comercial

A PSP de Elvas anunciou esta terça-feira, dia 8 de Fevereiro, ter detido um homem de 36 anos, na sequência de um assalto a um estabelecimento comercial, situado numa das principais artérias da cidade alentejana, escreve a Lusa.

Segundo o Comando Distrital de Portalegre da PSP, o homem foi surpreendido no interior do estabelecimento comercial, onde se tinha introduzido através de arrombamento da porta principal.

No momento em que foi surpreendido, segundo a Polícia, o homem tinha na sua posse vários artigos avaliados em cerca de 300 euros, tendo deixado ainda um rasto de destruição no estabelecimento comercial.

A PSP indicou ainda que o assalto ocorreu na madrugada de segunda-feira, perto das 4 da madrugada.

A PSP recordou que na mesma madrugada, o mesmo homem já tinha sido conduzido às instalações da PSP de Elvas, por sobre ele existirem suspeitas da tentativa de assalto a um restaurante e de furto da caixa de moedas de uma cabine telefónica pública.

As autoridades adiantaram que o homem, residente em Elvas, encontra-se indiciado pela prática de vários crimes perpetrados a estabelecimentos comerciais daquela cidade.

O detido foi presente ao Tribunal Judicial de Elvas, tendo sido aplicada como medida de coação a prisão preventiva.

ELVAS: Concelhia do Partido Socialista emite comunicado

A Concelhia de Elvas do PS, lamenta a política de conferências de imprensa de maledicência utilizada pela Coligação PSD/CDS em Elvas.
 
Os eleitos do PS no Concelho de Elvas, e sobretudo na Câmara Municipal, sempre se apresentaram com um programa próprio e integrado de desenvolvimento, que tem vindo a contribuir para a construção dos equipamentos, infra-estruturas e melhoria da qualidade de vida das populações. Nunca precisou de lições da coligação PSD/CDS, até porque os senhores dessa coligação nunca conseguiram mostrar nenhum tipo de trabalho válido aos elvenses, limitando-se a criticar tudo o que Rondão Almeida e a sua equipa faz pelo Concelho de Elvas.
 
Aproveitamos para felicitar o PSD de Elvas por ter agora uma sede para dar essas conferências de imprensa e ter, finalmente, deixado de utilizar para esse efeito as instalações do Centro Artístico Elvense (Grémio), como vinha acontecendo até aqui.
 
Desejamos, sobretudo, felicitar a Câmara Municipal de Elvas e todos os seus eleitos por terem provado recentemente um Plano de Actividades para este ano de 2011 que não vai parar com o investimento em obras públicas, contra as orientações do PSD e do CDS. Pelo contrário: as Grandes Opções do Plano e o Orçamento para 2011 atestam bem que vai haver um grande esforço em obras, a levar a cabo no nosso Concelho. Esta linha de orientação assenta naquilo que é uma convicção forte do PS de Elvas: investir em obras públicas é investir na criação de riqueza e de postos de trabalho, pois uma boa parte do custo de uma obra pública dirige-se aos custos de mão-de-obra e, por essa via, é dinheiro que acaba por ser gasto no nosso Concelho e revitalizar a economia local.
 
Felicitamos também a Câmara Municipal de Elvas por ter aprovado um Mapa de Pessoal, que vai dar estabilidade profissional aos muitos elvenses que venham a ocupar esses lugares através dos concursos públicos abertos para esse efeito.
 
A Concelhia do PS manifesta igualmente a sua satisfação pelo facto de, apesar da crise instalada em todo o mundo e apesar de haver inúmeras Câmaras super-endividadas, a Câmara Municipal de Elvas continuar a apoiar o movimento associativo de todo o Concelho, num exemplo único em toda a nossa região, só assim sendo possível garantir a manutenção da dinâmica nas áreas social, desportiva, cultural e recreativa.
 
Registamos ainda a nossa enorme satisfação por a Câmara Municipal de Elvas manter todos os programas sociais que criou nos últimos anos. Começando por uma política de apoio à natalidade, prosseguindo com a ajuda ao aleitamento das crianças, aos alunos em idade escolar, férias activas e centro de férias na praia, apoio aos jovens na ocupação das férias ou antes do primeiro emprego, auxílio à inserção no mercado de trabalho às pessoas que recebem rendimento mínimo, até aos apoios à Idade de Ouro, dos medicamentos ao pagamento da água, da ajuda a pequenas reparações a descontos em serviços municipais. Todavia e apesar de ser a Câmara Municipal com o programa mais vasto e implantado há mais tempo, em termos de apoios sociais, num momento em que somos atingidos com notícias de Câmaras Municipais falidas por todo o País, Elvas e a sua Câmara Municipal reforçam o excelente programa social que já existe! Assim foi criado o “Refeitório Social”, para uma ajuda decisiva a quem necessita de uma refeição completa.
 
Por fim, a Concelhia de Elvas do PS felicita a Câmara Municipal de Elvas por, apesar das suas receitas em 2011 terem uma redução bastante significativa, continuar a fazer uma gestão de excelência, mantendo os impostos baixos para todos os cidadãos e empresas, e reduzindo custos em actividades das áreas da Cultura e do Desporto. São reduções superiores a 50 por cento, mantendo o número de actividades, mas reduzindo o seu valor, como ficará expresso na primeira e habitual revisão orçamental.
 
Os Elvenses sabem o grande trabalho que tem sido feito pelo Presidente Rondão Almeida e pela sua equipa em todo o Concelho. Sabem que a crise existe por todo o Mundo, em toda a Europa e em todo o País. Os Elvenses não se deixam enganar por demagogia nem por gente que quer assumir protagonismo dizendo mal ou criticando aqueles que trabalham diariamente para desenvolver Elvas e criar melhores condições de vida aos Elvenses.

A Presidente da Concelhia de Elvas do PS
Elsa Grilo

Nota de redacção: Não foi referenciado neste portal a conferência de imprensa da coligação PSD/CDS-PP e Independentes MUDE, uma vez que não tivemos conhecimento da mesma, nem recebemos até ao momento qualquer informação acerca dessa conferência.

Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´