Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária

ÉVORA: Roubado sino de Mosteiro de São Bento de Cástris

Um dos sinos do Mosteiro de São Bento de Cástris, em Évora, foi roubado na madrugada de domingo, tendo o imóvel, classificado Monumento Nacional, sido vandalizado, divulgou esta segunda-feira a Direcção Regional de Cultura do Alentejo.

A entidade que tutela o mosteiro, escolhido para, futuramente, albergar o Museu da Música, refere ainda que os actos de vandalismo foram provocados pelo "próprio roubo" do sino.

A Direcção Regional de Cultura do Alentejo (DRCALEN) assegura já ter participado o roubo à PSP, tendo sido desencadeado o respectivo "processo de averiguações".
 
Localizado nos arredores de Évora, na freguesia da Malagueira, São Bento de Cástris é o mais antigo mosteiro feminino do sul de Portugal.  

Fundado em 1274, por D. Urraca Ximenes, o mosteiro foi sendo acrescentado ao longo dos séculos, mas o seu estilo é predominantemente manuelino.  

Entre a década de 60 e 2005, albergou a secção masculina da Casa Pia de Évora, encontrando-se actualmente desocupado e devoluto.  

O secretário de Estado da Cultura, Elísio Summavielle, anunciou em Beja, em Maio do ano passado, que o Museu Nacional da Música, a funcionar na estação do Alto dos Moinhos do Metro de Lisboa, será transferido para o Mosteiro de São Bento de Cástris.

Um processo faseado e que vai decorrer, "se tudo correr bem", ao longo de "quatro anos", explicou o governante, nessa deslocação à capital do Baixo Alentejo.

BASQUETEBOL: Inês Aragão é uma das vencedoras da Taça de Portugal

A Quinta dos Lombos, equipa onde joga a elvense Inês Aragão, conquistou a primeira Taça de Portugal da sua história, ao vencer o MCell-Algés na final por 78-56.

O jogo começou nervoso, mas desde cedo o Quinta dos Lombos se mostrou mais capaz de vencer esta partida, ganhando vantagem frente a um MCell-Algés que sentiu demasiadamente a falta de Angélica Robinson. Dora Duarte no 1º período e Larisse Lima no 2º, mostraram grande eficácia para lá da linha dos 3 pontos, numa equipa que tinha em Paula Muxiri a sua principal referência marcadora.

A equipa de Algés mostrava falta de organização, esperando que Ana Oliveira voltasse a sobressair. Mas Oliveira, para além dos pontos, também somava faltas, acabando a primeira parte com três, tantas quanto a croata Matea Vrdoljak, o que acrescentava uma dor de cabeça a Carlos Barroca.

Na segunda parte, a equipa de Algés tentou voltar ao jogo, mas a equipa da casa não deu qualquer hipótese.  Mostrando uma grande variedade de lançamentos, sendo mais agressiva na posse de bola e na defesa, o Quinta dos Lombos não permitia a aproximação no marcador, ainda que Ana Oliveira tenha voltado a mostrar acerto no lançamento.

O Algés ainda se queixou da arbitragem, mas a sua derrota não pode ser apontada à dupla composta por José Abreu e Sónia Teixeira. A equipa dos Lombos, treinada por José Leite, é uma equipa moderna e mostrou todas as condições para continuar a vencer na presente temporada, tendo um colectivo forte e com um banco recheado de opções.

A MVP do jogo foi Jerica Watson (10 pontos, 16 ressaltos), com Paula Muxiri (20 pontos, 11 ressaltos) a estar também em grande nível. Do lado do Algés, foi Ana Oliveira (19 pontos) a melhor marcadora.

ELVAS: Muita música, cor e alegria para ver o corso passar

As ruas do centro histórico de Elvas encheram-se de música, cor e alegria, para ver o corso passar, neste domingo de Carnaval.

Nesta que já é a 15.º edição do Carnaval Internacional de Elvas, o corso contou com a participação de carros alegóricos e mascarados de Elvas.

Amanhã a partir das 21.30 horas, realiza-se no Coliseu José Rondão Almeida o desfile coreográfico de grupos de carnaval, com a presença de suas Altezas Reais, seguido de balie com a orquestra espanhola "Locura Latina".

Na próxima terça-feira, e se o tempo permitir, o corso irá sair para a rua a partir das 15.00 horas, percorrendo a Praça 25 de Abril, Avenida Garcia da Orta, Portas de Olivença, Rua de Olivença, Rua da Carreira, Rua da Cadeia, Largo da Misericórdia, Rua Alferes Cristóvão Pinto, terminando na Praça 25 de Abril. Este corso terá a participação de carros alegóricos, mascarados de Elvas e Olivença.

Veja aqui a fotoreportagem.

Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´