Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária

METEO: Onda de Calor na primeira quinzena de Maio

Na primeira quinzena do mês Maio verificou-se a ocorrência de uma onda de calor em praticamente todo o País. Esta situação de onda de calor, com duração de seis a oito dias, teve início no dia 9 de Maio nas regiões do interior do território continental, enquanto nas regiões do litoral a onda de calor se iniciou um a dois dias depois.

Esta situação deveu-se à persistência de uma corrente de leste, que transportou ar quente do interior da Península Ibérica.

Até ao dia 17 de Maio os valores médios da temperatura máxima e mínima do ar situaram-se acima do valor normal 1971-2000.

As ondas de calor têm sido frequentes no mês de Maio, havendo registos nos anos de 2001, 2003, 2004, 2006, 2009, 2010.

Do ponto de vista climatológico, considera-se que ocorre uma onda de calor quando num intervalo de pelo menos 6 dias consecutivos, a temperatura máxima do ar é superior em 5°C ao respectivo valor médio diário da temperatura máxima (no período de referência 1961-1990).

FUTEBOL: "Os Gavionenses" conquistaram a Taça da AF Portalegre

 

"O Elvas" perdeu na tarde deste sábado, dia 21 de Maio, em Portalegre com "Os Gavionenses" por três bolas a zero, na final da edição 2010/2011 da Taça da Associação de Futebol de Portalegre.

Menos de uma semana depois de se ter sagrado campeã distrital e de assegurar o regresso à III Divisão Nacional, a equipa "azul-e-ouro" desperdiçou assim a possibilidade de fazer a "dobradinha".

Estas duas equipas voltam a encontar-se no próximo sábado, dia 28, às 17.00 horas, no Capitão César Correia, em Campo Maior, para a final da Supertaça Comendador Rui Nabeiro.

"O Elvas" alinhou com João Cristo, Bruno Vidigal, João Carapinha, Filipe Branco, Rogério Chinita, Duarte Silva, Roberto Paredes, Nuno Carranca (cap), Pitufa, Glaedson e Lourinho. Como suplentes Guilherme Branco, Marcial, Alexandre Ribeiro,  João Paulo, Ruben, Jorge Figueiredo e Paulo Belém.

"Os Gavionenses" alinharam com Cláudio, Diogo, Edilson (cap), Hugo Grácio, David, Hugo Lopes, Moreno, Luís Filipe, Óscar, Kanixe e Tiaguito. O treinador Mazo dispunha no banco de suplentes de Anselmo, Wilson, Guilherme, Rodrigo e Fábio.

Veja aqui a nossa reportagem fotográfica.

TURISMO: Alentejo invade as principais ruas de Lisboa e Porto

O Alentejo invade as principais ruas de Lisboa e Porto com uma acção de marketing de guerrilha, a qual pretende comunicar os valores e a imagem de um destino "onde há tempo para ser feliz". Promovida pela Turismo do Alentejo, ERT, a iniciativa envolve carros e motas que circulam nas principais artérias da capital.

Deste modo, entre ontem e hoje, a Gare do Oriente, em Lisboa, e a Praça Parada Leitão, no Porto, são palco da actuação de cantares alentejanos e da distribuição de vouchers com 30 por cento de desconto estadias em vários empreendimentos turísticos do Alentejo.

Foi ainda feito um filme para divulgação da acção de guerrilha nas redes sociais, nomeadamente na página de Facebook da Turismo do Alentejo, com o objectivo de dar continuidade a uma estratégia que aposta em atrair para a região os habitantes das principais cidades portuguesas.

"A conquista dos moradores de Lisboa e do Porto é deveras importante para o turismo da nossa região. Contudo, se por um lado estes públicos podem ajudar ao crescimento turístico da região, por outro o Alentejo também tem para oferecer valores, como o tempo, a qualidade ou a excelência, que são difíceis de encontrar nas grandes cidades. É isto que estamos a comunicar com esta acção de guerrilha", justifica o presidente da Turismo do Alentejo, António Ceia da Silva.

A iniciativa vem, assim, integrar a linha de comunicação e imagem "Alentejo, tempo para ser feliz", iniciada no final do ano passado com o objectivo de dar a conhecer a qualidade do destino e, consequentemente, diminuir a sazonalidade e aumentar o número de turistas que visitam a região.

Veja aqui o video promocional da iniciativa.

Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´