Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária

ELVAS: 10 anos de actividade da CPCJ

A Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Elvas (CPCJ) assinala 10 anos de actividade, com um programa que se desenrola no dia de hoje, 10 de Dezembro, sexta-feira, no Auditório São Mateus. Esta comemoração assinala ainda os 20 anos da Convenção sobre os Direitos da Criança.

As actividades são dirigidas a professores das áreas das Ciências Sociais e Humanas, educadores e professores de todos os ciclos, pais e encarregados de educação e comunidade em geral.

Entre os objectivos, conta-se divulgar a existência das comissões de protecção de crianças e jovens, reflectir sobre a intervenção junto de crianças, jovens e famílias em risco e reflectir sobre a articulação de intervenções entre diversos serviços da comunidade.

O programa é o seguinte:

10 horas, sessão de abertura, com o dr. Armando Leandro, Juiz Conselheiro, Presidente da Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens em Risco (CNPCJR), dra. Fátima Galhardas, Procuradora do Ministério Público, dra. Vitória Branco, Vereadora do Município e moderação da dra. Margarida Paiva, advogada.

10.45 horas – A criança/jovem e o absentismo/abandono escolar, com a dra. Laura Santos, membro da equipa técnica da CNPCJR: “O papel da escola no Sistema de Protecção à Infância - prevenção primária, secundária e terciária”

11.15 horas - Inspector Cláudio Borrego Dominguez Inspector de Educação da Comunidade Autónoma da Extremadura - “Lo que es el acompañamiento y seguimiento en la comunidad autonoma de Extremadura”

11.45 horas - Prof. Maria José Martins, docente no IPP/ESE de Portalegre, Podem os maus tratos entre pares contribuir para o insucesso, absentismo e abandono escolar? Como prevenir e intervir?

Moderadora: Prof. Maria de Fátima Anjos, professora da Escola Secundária D. Sancho II, de Elvas

14 horas - A criança/jovem e o risco/perigo,  com o dr. Jorge Souto, coordenador da região sul da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Risco, “CPCJ - Símbolo de maturidade na protecção à infância”

14.30 horas - Dra. Rute Agulhas, psicóloga do Instituto Nacional de Medicina Legal, delegação do Sul - “Divórcio e Parentalidade, no melhor interesse das crianças”

15 horas - Dra. Joana Amaral Dias, psicóloga clínica e professora universitária “Factores de protecção e resiliência”. Moderadora: Dra. Maria João Varela, psicóloga clínica da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano.

FUTSAL: Chegou ao fim o 13.º Torneio do Concelho de Elvas

Assunção venceu em seniores e femininos o 13º Torneio de Futsal do Concelho de Elvas, enquanto a categoria de veteranos foi ganha pela equipa de Santa Eulália. Os três encontros das finais foram disputados no Pavilhão Desportivo Municipal de Elvas, na tarde do feriado de 8 de Dezembro; dois deles (seniores e femininos) tiveram de ser decididos através de pontapés da marca de grande penalidade.

Na final de seniores, Assunção e Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso empataram 1-1, com a equipa de Assunção a impor-se no desempate, por 3-1. Classificação final do torneio: 1º Assunção, 2º Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso, 3º Barbacena, 4º São Vicente e Ventosa, 5º Terrugem, 6º Alcáçova, 7º Caia e São Pedro e 8º São Brás e são Lourenço. Melhor marcador, Wellington Pereira (Barbacena); equipa menos batida, São Vicente e Ventosa; prémio fair-play, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso.

Na final de veteranos, Santa Eulália bateu Assunção por 8-1. Classificação: 1º Santa Eulália, 2º Assunção, 3º Caia e São Pedro e 4º Alcáçova. Melhor marcador, Luís Barradas (Santa Eulália); equipa menos batida, Santa Eulália; prémio fair-play, Caia e São Pedro.

Na final feminina, Assunção e Alcáçova empataram 0-0, mas Assunção ganhou no desempate por 2-0. Neste campeonato, classificação final: 1º Assunção e 2º Alcáçova. O título de melhor jogadora foi atribuído a Andreia Calhau (Alcáçova).

ELVAS: Aprovados 6,2 milhões de euros em obras

 

A Câmara Municipal de Elvas, na reunião de 7 de Dezembro, aprovou a adjudicação da empreitada de requalificação da estrada nacional nº 4, entre a rotunda do Forte de Santa Luzia e as Sochinhas, pelo valor de 4,5 milhões de euros. Também foi aprovada a adjudicação da empreitada de adjudicação da ampliação do Centro de Negócios Transfronteiriço, pelo valor de 1,7 milhões de euros. Estas duas obras em conjunto atingem o valor de 6,2 milhões de euros e têm um prazo de execução de 18 meses.

Aprovadas tambem as Grandes Opções do Plano, Orçamento e Mapa de Pessoal, para 2011. Este documento vai ser enviado à próxima sessão da Assembleia Municipal. Aprovado o protocolo entre o Município e a Associação de Acção Social Humanitária de Elvas, para cedência e utilização do Centro de Convívio, no Terreirinho de João Domingues, inaugurado a 8 de Dezembro.

A proposta de regulamento para utilização do logótipo institucional do Município de Elvas foi aprovada pela Câmara Municipal, também para submeter à próxima reunião da Assembleia Municipal.

A Biblioteca Municipal de Elvas, entre 20 e 31 de Dezembro, vai organizar uma mostra e venda bibliográfica de Natal, numa boa oportunidade para efectuar compras de livros neste período. Foi aprovada a cedência do Coliseu José Rondão Almeida, para a realização de jogos de hóquei sobre gelo com equipas de Oeiras e Sintra nos próximos dias 18 e 19 de Dezembro e 8 e 9 de Janeiro e para o espectáculo de apresentação do novo trabalho discográfico de Mariza, no dia 15 de Abril de 2011 (sexta-feira), às 22 horas.

Nessa mesma reunio de trabalho, foram aprovados apoios aos refeitórios escolares dos Agrupamentos de Escolas nºs 1 (Boa-Fé) e 2 (Santa Luzia) de Elvas, ao Gadice e à Cáritas.

Faixa publicitária

AUTENTICAÇÃO


ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´