Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária

REGUENGOS DE MONSARAZ: Feira do Livro acolhe três dezenas de editoras

A 15ª Feira do Livro de Reguengos de Monsaraz, que tem o seu início na próxima sexta feira 25 de Março, pelas 17.30 horas, vai decorrer até 3 de Abril na Praça da Liberdade, em Reguengos de Monsaraz.

Informa a organização que estarão na Feira mais de oito mil volumes representados por 30 editoras que podem ser adquiridos pelo público. O horário de funcionamento será entre as 10 e as 23 horas.

Para o primeiro dia da Feira do Livro e a partir das  21.30 horas está previsto um espectáculo com a banda pop/rock Traffic Jam, de Reguengos de Monsaraz.

O programa de sábado conta, pelas 15.30 horas, com um concerto com as Classes de Saxofone e de Clarinete do Conservatório Regional do Alto Alentejo,  e a partir das 17.30 horas, podem ouvir-se histórias pelo dois contadores de histórias. 

Fernando Vintém, no piano e Inácio Santos no saxofone serão as estrelas de um espectáculo que terá lugar pelas 21.30 horas.

Domingo será o dia em que, pelas 15.30 horas, actua a Classe de Metais do Conservatório Regional do Alto Alentejo, e pelas 17 subirá ao palco a peça de teatro "Graças e Desgraças d’el Rei Tadinho", interpretada por alunos da Escola Secundária Conde de Monsaraz.

De segunda a sexta as manhãs serão ocupadas com a ctividades dirigidas aos alunos das escolas do concelho de Reguengos de Monsaraz.

A Feira do Livro, no seu programa propõe para segunda-feira, pelas 21.30 horas, Danças com Livros, também a cargo de alunos da Escola Secundária Conde de Monsaraz, enquanto que a noite de 30 de Março, quarta-feira, será preenchida com uma Tertúlia Poética denominada "Histórias d`outros Tempos".

Os alunos das Classes de Trombone e de Piano do Conservatório Regional do Alto Alentejo, actuarão pelas 18 horas de quinta feira e na sexta-feira, pelas 21.30 horas, haverá um Sarau Literário pelos alunos da Escola Secundária Conde de Monsaraz.

No dia 2 de Abril, sábado, pelas 16 horas, terá lugar um concerto pela Banda Juvenil da Sociedade Filarmónica Corvalense, seguindo-se pelas 17 uma iniciativa peculiar Ler em Família, com a família Sousa Albardeiro.

A noite será preenchida com a poesia de Manuel Sérgio, Maurício Ramalho e Sara Ramalho, com acompanhamento musical de José Farinha.

A encerrar esta 15ª edição da Feira do Livro, haverá na tarde de domingo, 3 de Abril,  um espectáculo com as Sevilhanas de Reguengos de Monsaraz.

No âmbito da 15ª Feira do Livro, uma iniciativa do município, foi promovido um Concurso Literário pelo Centro Local de Aprendizagem de Reguengos de Monsaraz da Universidade Aberta, em conjunto com o Município de Reguengos de Monsaraz.

No Concurso Literário participaram 23 trabalhos, nove na área da Poesia e 14 na de Conto, oriundos de autores de Reguengos de Monsaraz, Vila Nova de Famalicão, Vila Nova de Gaia, Leiria, Ansião, Covilhã, Lisboa, Lagos, entre outras localidades.

ELVAS: Feira de Emprego e Empreendedorismo a 23 e 24 de Março

 

A terceira edição da Feira de Emprego e Empreendedorismo (ENOVE+) decorre amanhã e quinta-feira, 23 e 24 de Março, no Centro de Negócios Transfronteiriço.

O certame é organizado pela Associação de Desenvolvimento Regional do Instituto Politécnico de Portalegre e pretende ser uma iniciativa inovadora e encorajadora, com a perspectiva de criar oportunidades para a aproximação das empresas e das instituições ao público em geral, bem como promover e debater o emprego e o empreendedorismo nas regiões de Portalegre e da Extremadura Espanhola, assim como em Portugal.

A ENOVE+ procura assim dar a conhecer aos visitantes diferentes possibilidades/ofertas de formação, divulgar oportunidades de emprego na região fronteiriça Portalegre/Badajoz, apresentar programas de apoio à criação do próprio emprego e desenvolver capacidades de empreendedorismo no seio da comunidade (particularmente de jovens licenciados e finalistas), apresentar casos de sucesso na criação de empresas, integrar licenciados e finalistas no mercado de trabalho e ainda criar oportunidades para o estabelecimento de protocolos e parcerias entre empresas.

De uma forma global, o certame tem como objectivo incentivar o diagnóstico das necessidades de recursos humanos por parte dos empresários, identificar oportunidades de emprego para os actuais e potenciais colaboradores, estimular o empreendedorismo dos actuais e futuros empresários, interligar as instituições de formação com o tecido empresarial e estabelecer uma rede de empresas e instituições interessadas em partilhar ideias, desenvolver sinergias, identificar problemas e desenvolver soluções.

PÓVOA E MEADAS: Idosa desaparecida do lar poderá ter fugido para Lisboa

A idosa, de 89 anos, utente do Lar de Póvoa e Meadas, Castelo de Vide, desaparecida há quase uma semana, já tinha tentado, em outras ocasiões, fugir da instituição para se deslocar para a sua residência, em Lisboa.

Segundo o tenente-coronel, Joaquim Figueiredo, da GNR de Portalegre, as autoridades já contactaram vários profissionais de táxis e de empresas de transporte de passageiros da região, mas não obtiveram quaisquer pistas sobre o desaparecimento da idosa.

O mesmo responsável adiantou que é pouco provável que a octogenária se encontre na sua residência, uma vez que as autoridades ainda não foram alertadas nesse sentido pelos familiares da idosa.

Maria Graça Gonçalves, desapareceu quarta feira à tarde, do Lar de Póvoa e Meadas, depois de ter saído para dar um passeio, mas as autoridades só foram alertadas do seu desaparecimento cerca das 22.00 horas.

Joaquim Figueiredo admitiu que o alerta foi "um pouco tardio", considerando que as primeiras horas do desaparecimento "são cruciais" no êxito das buscas.

As buscas iniciadas quarta feira, às 22.00 horas, têm envolvido elementos dos bombeiros, GNR e cães pisteiros.

Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´