Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária

Câmara de Portalegre vai ser gerida em regime de duodécimos

A Câmara Municipal de Portalegre vai ser gerida em regime de duodécimos nos primeiros meses de 2011, em virtude de não ter orçamento aprovado para o próximo ano.

A oposição recusou hoje votar o orçamento da autarquia para 2011, alegando que não foi ouvida na preparação do documento que diz desconhecer.

O orçamento devia ser apresentado e votado, esta sexta feira, na reunião extraordinária do executivo, para ser ratificado até ao final deste mês pela Assembleia Municipal, evitando a gestão da autarquia em regime de duodécimos nos primeiros meses do próximo ano.

O vereador do PS, Pinto Leite, considera que a gestão por duodécimos é um mal menor e defende a elaboração de um orçamento que tenha em conta as propostas da oposição.

O autarca acusa ainda o presidente da Câmara de Portalegre, Mata Cáceres, de incapacidade por não conseguir apresentar o orçamento mais cedo.

A gestão da autarquia de Portalegre em regime de duodécimos é também encarada com naturalidade pelo vereador da CDU, aliás Hugo Capote considera que poderá ser benéfico.

O atraso na elaboração do orçamento da autarquia foi justificado pela vice-presidente da Câmara Municipal, com as indefinições no Orçamento de Estado para 2011.

Adelaide Teixeira considera que não é grave a gestão da edilidade em regime de duodécimos a partir de Janeiro, apontado o final desse mês para a aprovação de um orçamento melhorado.

A proposta de orçamento da Câmara de Portalegre para 2011 tem um valor de cerca de 25 milhões de euros, menos três milhões que o orçamento de 2010.

Quando o orçamento de uma autarquia não está aprovado, diz a Lei que o mesmo tem de ser governado por duodécimos (o orçamento do ano anterior deve ser dividido por doze e é essa a verba máxima a despender nesse mês).

SUB-16: Três atletas do CEN na selecção do Alentejo em Basquetebol

João Costa, José Favita e Francisco Costa, são os três representantes do basquetebol do Clube Elvense de Natação (CEN), na primeira observação de jogadores sub-16 masculinos, tendo em vista a formação da selecção do Alentejo nas festas em Portimão, a realizar entre os dias 13 e 17 de Abril de 2011.

Esta observação decorrerá entre 27 e 29 de Dezembro, no Pavilhão D. Bosco, em Évora, onde os atletas do CEN se vão juntar ao grupo de trabalho liderado pelo seleccionador Marco Galego.

PORTALEGRE: Cabazes de Natal distribuídos pelos mais desfavorecidos

Tal como aconteceu noutros pontos do país, a autarquia de Portalegre decidiu trocar as iluminações de Natal pela distribuição de cabazes alimentares pelos mais desfavorecidos. A iniciativa assinala também o primeiro ano de funcionamento da Loja Social daquele concelho.

No total, foram entregues 62 cabazes contendo frutas, enchidos, compotas, bacalhau, entre outros. Todos estes alimentos foram doados pelos próprios munícipes à Loja Social de Portalegre, criada em outubro de 2009.

Nessa altura, o serviço do departamento de ação social da Câmara de Portalegre ajudava 40 famílias. O número quadruplicou, o que significa que neste momento 160 famílias recorrem à Loja Social.

Os utentes receberam os seus cabazes de Natal numa festa decorrida no Centro de Artes e Espetáculos da cidade, que se destinava a proporcionar uma consoada mais alegre a todos os presentes.

Faixa publicitária

AUTENTICAÇÃO


ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´