Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária

GALVEIAS: Desmantelada estufa de produção de cannabis

A GNR anunciou ontem o desmantelamento de uma estufa de produção de cannabis, que estava instalada num sótão de uma residência em Galveias, no concelho de Ponte Sor.

De acordo com o Comando Territorial de Portalegre da GNR, foram apreendidos mais de dois quilogramas de droga e outros artigos relacionados com o crime de cultivo de estupefacientes.

O alegado proprietário da estufa, um homem de 52 anos de idade e de nacionalidade portuguesa, foi conduzido ao Centro de Saúde de Ponte de Sôr por apresentar um quadro de "debilidade física", tendo sido posteriormente reencaminhado para os Serviços de Psiquiatria do Hospital de Évora, onde ficou em observação.

Na sequência desta operação levada a cabo pelos militares da GNR no domingo, foi elaborado um auto de notícia e apreensão de todos os objectos relacionados com o crime de cultivo de estupefacientes, não sendo o indivíduo detido em virtude de ter sido presente a observação médica.

Sé de Elvas na "Rota das Catedrais"

A "Rota das Catedrais" é um programa em que a Igreja Católica se associa ao Estado na preservação e promoção do património histórico, cultural e religioso do País.

Segundo o site da Agência Ecclesia, a "Rota das Catedrais" abrange 23 catedrais, de Portugal continental e dos arquipélagos dos Açores (representados pela Sé de Angra) e da Madeira, e teve origem num acordo assinado entre a Secretaria de Estado da Cultura e a Conferência Episcopal Portuguesa. Elísio Summavielle, secretário de Estado da Cultura, revelou que as primeiras obras do projecto podem começar "em 2011" estando "em curso um sistema nacional de conservação preventiva – uma forma de com pouco investimento se garantir a conservação dos monumentos no futuro".

Também a directora do Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja (SNBCI), Sandra Costa Saldanha, falou à Lusa da evolução do projecto, nascido formalmente em Junho de 2009.

"Até ao final de 2010 e em colaboração com as Direcções Regionais de Cultura serão elaborados os projectos. Um trabalho moroso, mas de extrema importância", disse. As candidaturas à "Rota das Catedrais" abriram em Janeiro último.

A "Rota das Catedrais" pretende constituir uma operação integrada de requalificação das catedrais portuguesas, tendo em vista a sua integração numa dinâmica de projecção cultural (e turística).

Para Elísio Summavielle, "o projecto é, essencialmente, estruturante e valorizador, por tudo quanto representa em expressão, e reconhecimento da presença da Igreja Católica na Cultura Portuguesa, e como boa prática de cooperação entre o Estado e a Igreja".

Congresso Internacional marcado para Faro

Especialistas nacionais e estrangeiros vão reunir-se em Faro, de 7 a 9 de Abril, para discutir o projecto que envolve a recuperação e valorização cultural das 25 catedrais portuguesas.

Ao promover o debate em torno das catedrais portuguesas, o Congresso Internacional Rota das Catedrais constitui "uma primeira etapa na apresentação pública do projecto, resultante do acordo de cooperação celebrado – a 30 de Junho de 2009 - entre o Ministério da Cultura e da Conferência Episcopal Portuguesa".

Organizado pela Direcção Regional de Cultura do Algarve e pelo Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja, esta actividade visa "promover um melhor conhecimento das catedrais portuguesas, numa perspectiva aglutinadora, centrada na sua riqueza histórico-artística, como pólos fundamentais de dinamização em múltiplas vertentes", pode ler-se em comunidado.

Tendo em vista a implementação do projecto em Portugal, a iniciativa visa ainda a "apresentação dos diversos trabalhos em curso, assim como um conjunto de casos exemplares no panorama internacional, no tocante à gestão, recuperação e valorização de algumas catedrais europeias, onde semelhantes intervenções constituem já uma realidade consolidada".

Olhar para as catedrais como "um património profundamente identitário, plural e multifacetado" é um dos objectivos deste Congresso Internacional.

No âmbito do projecto Rota das Catedrais, a Direcção Regional de Cultura do Algarve, a Câmara Municipal de Faro e o Cabido Catedralício da Sé de Faro vão assinar, dia 8 de Abril, o protocolo para a Sé de Faro.

Neste protocolo que identifica as acções a realizar entre 2011 e 2013, destaca-se três áreas de actuação: "obras de recuperação do edifício; trabalhos de conservação e restauro dos altares e valorização dos espaços públicos e, nomeadamente, do núcleo museológico" – acentua o site do congresso onde os interessados poderão consultar o programa e fazer a respectiva inscrição.

Ao projecto "Rota das Catedrais" estão associados os monumentos afectos ao culto católico com o estatuto canónico de Catedral, ou de Concatedral, bem como as antigas Sé de Elvas, Sé Velha de Coimbra e Sé de Silves.

POLITICA: Tiago Abreu eleito para o Conselho Nacional do CDS-PP

A Comissão Política Distrital de Portalegre do CDS/PP esteve representada no 24.º congresso do partido, que decorreu em Viseu, este fim-de-semana. O distrito de Portalegre fez-se representar com 30 militantes, sendo que destes eram delegados ao congresso 16.

A Juventude Popular do Distrito também esteve representada com elementos das cidades de Portalegre e Elvas.
 
Tiago Abreu, Presidente da Concelhia de Elvas e vice-Presidente da Distrital de Portalegre, foi ainda eleito para o Conselho Nacional, na lista apoiada por Paulo Portas e encabeçada pelo deputado João Rebelo.

Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´