Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária

VILA BOIM: Peregrinos viajam em carroças e a cavalo até Fátima

Um grupo de 25 peregrinos parte sexta-feira em carroças e a cavalo de Vila Boim, até ao Santuário de Fátima, percorrendo em seis dias cerca de 200 quilómetros.

"O objetivo passa por recuperar uma tradição antiga e recordar os tempos em que não havia carros e as pessoas faziam-se transportar em carroças. Vamos dormir nas carroças e é também no campo que faremos as nossas refeições", explicou à Lusa Luís Lourenço, um dos dinamizadores da iniciativa.

"Temos 14 cavaleiros que fazem a viagem a cavalo e cinco carroças que vão para a estrada, cada uma delas transportando duas pessoas", explicou.

A maioria dos elementos que integra a peregrinação em carroças até Fátima pertence à Associação dos Romeiros de Vila Boim.

Trata-se de uma associação constituída naquela freguesia do concelho de Elvas com o objetivo de manter viva as tradições rurais de outros tempos.

"A ideia surgiu o ano passado, no verão, quando constatámos que alguns elementos da associação tinham ido a pé até ao Santuário de Fátima. Pensámos que seria inédito e original se fizéssemos a peregrinação nas carroças", contou.

ELVAS: Piscinas nas Freguesias rurais

A Câmara Municipal, na reunião de 27 de Abril, aprovou o programa preliminar dos projectos das piscinas em Freguesias rurais do Concelho: em Santa Eulália, Vila Boim e Terrugem. Os equipamentos vão ser muito semelhantes: cada um com uma piscina de 200 metros quadrados e 270 metros quadrados de balneários. Em Santa Eulália, a localização vai ser no loteamento municipal; em Vila Boim, entre a Escola Básica Integrada 1,2,3 e o loteamento municipal; e na Terrugem, ao lado do pavilhão multiusos.
 
A obra de arrelvamento do Campo Patalino do Estádio Municipal, num custo de quase 500 mil euros e para ser executada em três meses, foi adjudicada à empresa "Agrocinco".
 
A Semana da Juventude 2011 vai decorrer no Rossio de São Francisco, em Elvas, entre 16 e 21 de Maio. A 5ª Feira Ibérica do Livro vai decorrer, no Jardim Municipal de Elvas, entre 31 de Maio e 2 de Junho, em simultâneo da 21ª Feira Escolar do Concelho. A Câmara Municipal de Elvas vai participar na Feturex, Feita de Turismo da Estremadura, que decorre em Mérida de 6 a 8 de Maio. O comboio turístico, entre Maio e Setembro, retoma os circuitos habituais. A obra "Eclipse, 2009", do Museu de Arte Contemporânea de Elvas vai ser emprestada ao Museu Colecção Berardo, para uma exposição a realizar naquele espaço.
 
Foi decidido que, entre 2 de Maio e 30 de Setembro, a Câmara Municipal de Elvas vai fazer horário contínuo de trabalho: entre as 9 e as 15 horas para os serviços técnicos e administrativos (edifício-sede) e entre as 7 e as 13 horas para os serviços operários (abegoaria). Os restantes serviços mantêm os horários habituais.

PORTALEGRE: PSP detém jovem por suspeita de tráfico de droga

A PSP anunciou ontem, quarta-feira, a detenção de um jovem, de 27 anos, em Portalegre, por suspeita de tráfico de droga, após uma busca domiciliária realizada ao final da tarde de terça-feira.

De acordo com a PSP de Portalegre, após revista efetuada ao homem e no decorrer da busca domiciliária foram apreendidas cerca de 146 gramas de liamba e 985 euros em notas do Banco Central Europeu.

O homem detido pela PSP já foi presente a primeiro interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência (TIR).

Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´