Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária

Aníbal Cavaco Silva amanhã em Elvas

O actual Presidente da República, Cavaco Silva, que se recandidatou de novo ao cargo, vai estar no distrito de Portalegre, amanhã, dia 11 de Janeiro.

Às 10.30 horas, Cavaco Silva é recebido em Elvas, nas proximidades da Igreja da Misericórdia, fazendo depois o percurso a pé pela Rua da Cadeia, até à Praça da República, onde irá ser recebido nos Paços do Concelho.

Mais tarde, pelas 12.15 horas, Cavaco Silva desloca-se até Arronches, para um encontro com a população, no Largo Serpa Pinto.

A visita, inserida na campanha eleitoral para as Presidências de 23 de Janeiro, culmina na capital de distrito, com um almoço no Pavilhão do Nerpor, pelas 13 horas.

FUTEBOL: Definido o grupo de equipas que vão integrar a Divisão de Honra

A uma jornada do final da primeira fase do Campeonato Distrital de Seniores da Associação de Futebol de Portalegre, já estão encontradas as oito equipas que vão disputar a Divisão de Honra.

Da série (A) passam à Divisão de Honra as formações dos Gavionenses, Fronteirense, Castelo de Vide e Gafetense, enquanto da série (B) garantiram a passagem as equipas do Elvas, Campomaiorense, Alegrete e Arronches e Benfica.

O primeiro classificado da Divisão de Honra terá acesso directo ao Campeonato Nacional da III Divisão.

As equipas do Portus Alacer, Monfortense, Montargilense, Santo Amaro, Alpalhoense, Santa Eulália, Esperança, Portalegrense, Mosteirense e Degoladense, vão disputar o ceptro de campeão distrital.

Avança candidatura do montado a Património da Humanidade

O Alentejo quer que a UNESCO reconheça a singularidade do montado de sobro e o classifique como Património da Humanidade. A candidatura avança este ano e está a ser preparada pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo, autarquias, instituições de ensino superior e entidades ligadas à fileira da cortiça. "Já constituímos uma comissão executiva para candidatar a Património da Humanidade algo que de facto é único no mundo", diz o presidente do Turismo do Alentejo, Ceia da Silva, defendendo que o montado constitui "a melhor imagem de marca da região pois confere identidade ao território".

"A nível paisagístico há uma forte concorrência internacional por parte de regiões como a Toscana ou a Austrália, por exemplo. A nível patrimonial há também destinos fantásticos. Mas montado só há um e esse tem de ser vivido no Alentejo."

A ideia da candidatura surgiu há dois anos em Portel durante a Feira do Montado, certame anual destinado a promover as potencialidades das florestas de sobreiros e azinheiras. "Estamos a falar de um ecossistema humano de preservação da natureza intimamente ligado à nossa forma de estar e de viver, à subsistência das pessoas desta região", diz Norberto Patinho, presidente da Câmara Municipal de Portel. "Se conseguirmos obter a classificação pela UNESCO haverá que cumprir obrigações acrescidas a nível de salvaguarda e preservação da genuinidade deste património", refere o autarca.

Portugal concentra 33% da área mundial de montado de sobro, o correspondente a mais de 730 mil hectares, cerca de 23% da floresta nacional. No Alentejo, a floresta de sobro estende-se por 520 mil hectares, o equivalente à que existe em Espanha, segundo produtor mundial. Segundo a Associação Portuguesa de Cortiça (Apcor), além da importância económica de uma fileira que exporta mais de 800 milhões de euros, a floresta de sobro contribui para a redução do efeito de estufa ao fixar anualmente 4,8 milhões de toneladas de dióxido de carbono.

O montado constitui ainda ba-se de um ecossistema único que conta com 24 espécies de répteis e anfíbios, mais de 160 espécies de aves, algumas das quais gravemente ameaçadas de extinção, e 37 espécies de mamíferos, incluindo o lince-ibérico.

Faixa publicitária

AUTENTICAÇÃO


ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´