Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária

CARNAVAL: O corso vai realizar-se mesmo se estivar a chover

Apesar do Instituto de Meteorologia apontar um dia de chuva para todo o território nacional, com particular incidência para o sul do país, o último corso desta 15.ª edição do Carnaval Internacional de Elvas, vai realizar-se hoje, a partir das 15.00 horas.

"Se estivar a chover por volta das 14.00 horas, o corso irá realizar-se no Coliseu", afirmou Rondão Almeida, presidente do Município de Elvas, no desfile coreográfico de grupos de carnaval, realizado ontem à noite, no coliseu da cidade.

Os grupos que fizeram parte desta 15.ª edição do Carnaval Internacional de Elvas, desfilaram na arena do coliseu de forma a mostrar a todos os presentes, o trabalho realizado ao longo destes meses. No final de cada actuação era visivel a satisfação de todos.

Veja a fotoreportagem do desfile coreográfico em www.luispicarra.com.

ÉVORA: Roubado sino de Mosteiro de São Bento de Cástris

Um dos sinos do Mosteiro de São Bento de Cástris, em Évora, foi roubado na madrugada de domingo, tendo o imóvel, classificado Monumento Nacional, sido vandalizado, divulgou esta segunda-feira a Direcção Regional de Cultura do Alentejo.

A entidade que tutela o mosteiro, escolhido para, futuramente, albergar o Museu da Música, refere ainda que os actos de vandalismo foram provocados pelo "próprio roubo" do sino.

A Direcção Regional de Cultura do Alentejo (DRCALEN) assegura já ter participado o roubo à PSP, tendo sido desencadeado o respectivo "processo de averiguações".
 
Localizado nos arredores de Évora, na freguesia da Malagueira, São Bento de Cástris é o mais antigo mosteiro feminino do sul de Portugal.  

Fundado em 1274, por D. Urraca Ximenes, o mosteiro foi sendo acrescentado ao longo dos séculos, mas o seu estilo é predominantemente manuelino.  

Entre a década de 60 e 2005, albergou a secção masculina da Casa Pia de Évora, encontrando-se actualmente desocupado e devoluto.  

O secretário de Estado da Cultura, Elísio Summavielle, anunciou em Beja, em Maio do ano passado, que o Museu Nacional da Música, a funcionar na estação do Alto dos Moinhos do Metro de Lisboa, será transferido para o Mosteiro de São Bento de Cástris.

Um processo faseado e que vai decorrer, "se tudo correr bem", ao longo de "quatro anos", explicou o governante, nessa deslocação à capital do Baixo Alentejo.

BASQUETEBOL: Inês Aragão é uma das vencedoras da Taça de Portugal

A Quinta dos Lombos, equipa onde joga a elvense Inês Aragão, conquistou a primeira Taça de Portugal da sua história, ao vencer o MCell-Algés na final por 78-56.

O jogo começou nervoso, mas desde cedo o Quinta dos Lombos se mostrou mais capaz de vencer esta partida, ganhando vantagem frente a um MCell-Algés que sentiu demasiadamente a falta de Angélica Robinson. Dora Duarte no 1º período e Larisse Lima no 2º, mostraram grande eficácia para lá da linha dos 3 pontos, numa equipa que tinha em Paula Muxiri a sua principal referência marcadora.

A equipa de Algés mostrava falta de organização, esperando que Ana Oliveira voltasse a sobressair. Mas Oliveira, para além dos pontos, também somava faltas, acabando a primeira parte com três, tantas quanto a croata Matea Vrdoljak, o que acrescentava uma dor de cabeça a Carlos Barroca.

Na segunda parte, a equipa de Algés tentou voltar ao jogo, mas a equipa da casa não deu qualquer hipótese.  Mostrando uma grande variedade de lançamentos, sendo mais agressiva na posse de bola e na defesa, o Quinta dos Lombos não permitia a aproximação no marcador, ainda que Ana Oliveira tenha voltado a mostrar acerto no lançamento.

O Algés ainda se queixou da arbitragem, mas a sua derrota não pode ser apontada à dupla composta por José Abreu e Sónia Teixeira. A equipa dos Lombos, treinada por José Leite, é uma equipa moderna e mostrou todas as condições para continuar a vencer na presente temporada, tendo um colectivo forte e com um banco recheado de opções.

A MVP do jogo foi Jerica Watson (10 pontos, 16 ressaltos), com Paula Muxiri (20 pontos, 11 ressaltos) a estar também em grande nível. Do lado do Algés, foi Ana Oliveira (19 pontos) a melhor marcadora.

Faixa publicitária

AUTENTICAÇÃO


ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´