Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária

Mais de 3000 atletas participam, sábado, no Portalegre BTT

A maior festa do BTT Nacional, o Portalegre BTT, marcado para sábado, dia 7 de Maio, vai contar com a participação de mais de 3000 atletas, anunciou ontem o presidente do Grupo Ases do Pedal, Manuel Vilela, que vai organizar a prova pelo décimo ano consecutivo.

Os participantes na 10ª edição do Portalegre BTT vão sair do Campo da Feira, às 09.00 horas, para cumprir uma prova com duas distâncias: maratona e meia maratona.

O jardim da Corredoura, à semelhança, do que sucedeu em 2010, foi o local escolhido para a chegada dos atletas. Alterações, só mesmo no percurso, e sobretudo no interior da cidade de Portalegre.

A segurança da prova será acautelada por elementos da policia, bombeiros, cruz vermelha portuguesa e espanhola, e estará ainda disponível um helicóptero para evacuar algum atleta em caso de acidente.

Para assinalar o décimo aniversário do Portalegre BTT a organização decidiu promover este ano, a MINIPTG.Trata-se de um percurso, com 3,5 quilómetros, destinado a crianças entre os 8 e 12 anos, que já regista cerca de 70 inscrições.

O primeiro atleta a cumprir a meia maratona deverá cortar a meta, no Jardim da Corredoura, cerca das 11.30 horas.

METEO: Terra treme em Évora

Um sismo de magnitude 2,5 na escala de Richter com epicentro próximo de Évora foi registado esta quarta-feira nas estações da rede sísmica do continente, de acordo com o Instituto de Meteorologia (IM).

Uma fonte do IM adiantou à agência Lusa que o abalo, sentido às 18.04 horas, teve epicentro numa zona entre Évora, Arraiolos e Montemor-o-Novo.

A mesma fonte acrescentou que o sismo foi sentido com intensidade III, de acordo com a escala de Mercalli modificada.

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Évora disse à Lusa que não há registo de danos pessoais ou materiais.

A fonte adiantou ainda que o CDOS de Évora foi contactado por «alguns» habitantes, principalmente de Arraiolos e das freguesias rurais de Canaviais e S. Miguel de Machede, no concelho de Évora.

VILA VIÇOSA: Unidade de cuidados continuados abre hoje

A Delegação da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) de Vila Viçosa abre hoje, quarta-feira uma unidade de cuidados continuados de convalescença, com capacidade para 30 camas, revelou o presidente da delegação, Eduardo Almeida.

O responsável adiantou que a nova unidade abre as portas esta quarta-feira embora ainda a 30 por cento da sua capacidade, devido "à falta de muitos equipamentos".

Segundo Eduardo Almeida, a unidade envolveu um investimento de cerca de 2,8 milhões de euros, incluindo a obra e o equipamento, com uma comparticipação de 750 mil euros da Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo, através do Programa Modelar.

A obra foi iniciada em Fevereiro de 2010 e ficou concluída em finais de Abril deste ano.

De acordo com o responsável, a nova unidade vai permitir a criação de cerca de 50 postos de trabalho, entre médicos, enfermeiros e funcionários auxiliares e administrativos, a maioria pessoas que obtém o primeiro emprego.

O presidente da delegação da CVP realçou que a unidade, é uma das primeiras do Alentejo nesta área, constitui "uma mais valia para o concelho e para o distrito de Évora".

A unidade vai integrar a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, que funciona em colaboração estreita entre os ministérios da Saúde e do Trabalho e Solidariedade Social.

A nova valência de saúde é destinada a 30 utentes do Alentejo, mas se tiver vagas pode receber doentes de outras regiões do país.

As unidades de convalescença prestam cuidados em regime de internamento, na sequência de internamento hospitalar ou de agudização de episódios de doença, em período de convalescença, que requeira cuidados clínicos.

Os doentes permanecem neste tipo de unidades por um período não superior a 30 dias.

Segundo Eduardo Almeida, a Câmara Municipal de Vila Viçosa colaborou com a iniciativa efectuando o projecto de espaços verdes.

Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´