Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária

CICLISMO: "Alentejana" vai para a estrada entre 9 e 12 de Junho

A edição de 2011 da Volta ao Alentejo em Bicicleta vai continuar a ter quatro dias e a disputar-se em Junho.

A 29ª edição da "Alentejana" vai voltar a ser assente no triângulo "Comunidade Intermunicipal (CIMAC) - Entidade Regional de Turismo - PAD".

Esta edição vai disputar-se entre 9 e 12 de Junho, e será uma das cinco provas portuguesas incluídas no calendário continental europeu da União Ciclista Internacional (UCI) em 2011, mantendo a classificação de 2.2, do ranking da UCI, continuando assente no triângulo "Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) - Entidade Regional de Turismo - PAD".

Alfredo Barroso, vogal da CIMAC e presidente da Câmara do Redondo, refere que está "muito optimista" para a edição de 2011, assegurando que "já se está a trabalhar" para a sua efectivação.

A Volta ao Alentejo, será a terceira prova portuguesa de categoria internacional a ir para a estrada, sendo que a Volta ao Algarve (16 a 20 de Fevereiro) é a primeira das competições nacionais a receber conjuntos estrangeiros, embora a prova tenha, no próximo ano, a concorrência de duas voltas espanholas, Comunidade Valenciana (13 a 17 de Fevereiro) e Andaluzia (20 a 24 de Fevereiro).

A Volta a Portugal, que começa em Fafe no dia 4 de Agosto e termina no dia 15 é a última das cinco competições lusas do calendário continental.

Terra tremeu em Viana do Alentejo

Um sismo de magnitude 2,9 na escala de Richter, foi registado ontem, domingo, ao início da tarde na região de Viana do Alentejo, distrito de Évora, sem causar danos pessoais ou materiais, anunciou o Instituto de Meteorologia (IM).

O sismo, segundo o IM, foi registado às 14:06, nas estações da Rede Sísmica do Continente, e o epicentro localizou-se a cerca de quatro quilómetros a norte-noroeste da vila de Viana do Alentejo.

De acordo com o Instituto de Meteorologia, o sismo foi sentido com a intensidade máxima III, da escala de Mercalli modificada, na região de Viana do Alentejo, e foi também sentido com menor intensidade na região de Alcácer do Sal.

Segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Évora, os bombeiros de Viana do Alentejo receberam vários telefonemas de pessoas que sentiram o sismo.

METEO: Onda de Calor na primeira quinzena de Maio

Na primeira quinzena do mês Maio verificou-se a ocorrência de uma onda de calor em praticamente todo o País. Esta situação de onda de calor, com duração de seis a oito dias, teve início no dia 9 de Maio nas regiões do interior do território continental, enquanto nas regiões do litoral a onda de calor se iniciou um a dois dias depois.

Esta situação deveu-se à persistência de uma corrente de leste, que transportou ar quente do interior da Península Ibérica.

Até ao dia 17 de Maio os valores médios da temperatura máxima e mínima do ar situaram-se acima do valor normal 1971-2000.

As ondas de calor têm sido frequentes no mês de Maio, havendo registos nos anos de 2001, 2003, 2004, 2006, 2009, 2010.

Do ponto de vista climatológico, considera-se que ocorre uma onda de calor quando num intervalo de pelo menos 6 dias consecutivos, a temperatura máxima do ar é superior em 5°C ao respectivo valor médio diário da temperatura máxima (no período de referência 1961-1990).

Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´