Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária

Bento XVI é um homem com "muita fé" fez "trabalho extraordinário"

O arcebispo de Évora, José Alves, considerou hoje "louvável" a atitude do papa Bento XVI em resignar, salientando ser uma decisão de "um homem lúcido e com muita fé" e que fez um "trabalho extraordinário".

"É louvável esta atitude do papa, que é uma decisão de um homem lúcido e com muita fé e que está consciente de que os destinos da igreja estão nas mãos de Deus e não nas mãos do homem", afirmou José Alves, em declarações à agência Lusa.

O papa Bento XVI anunciou hoje oficialmente que vai resignar no próximo dia 28 ao pontificado devido "à idade avançada".

"Enquanto papa, fez um trabalho extraordinário nestes sete anos. Conduziu a igreja em momentos difíceis, mas com muita lucidez e serenidade e pondo ao serviço da igreja toda a sua capacidade intelectual, que é excepcional", disse o prelado de Évora.

Considerando que Bento XVI tomou a decisão "muito consciente e livremente", José Alves salientou que o papa, atendendo ao seu estado de saúde e à sua idade (85 anos), "entendeu, por bem, que deveria pedir a resignação para que outra pessoa com mais possibilidades e mais saúde pudesse conduzir os destinos da igreja".

O anúncio oficial da resignação do papa foi feito hoje durante um consistório no Vaticano.

Um novo papa será escolhido até à Páscoa, a 31 de Março, disse o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, anunciando que um conclave deve ser organizado entre 15 e 20 dias após a resignação do pontífice.

O último chefe da Igreja Católica a renunciar foi Gregório XII, no século XV (1406-1415).

ALENTEJO: Semana gastronómica do porco em mais de 130 restaurantes

Diferentes pratos confeccionados à base de carne de porco, como pezinhos de coentrada ou migas com carne frita, enriquecem, desde hoje, as ementas de mais 130 restaurantes do Alentejo, durante a Semana Gastronómica do Porco.

"Queremos divulgar o que é mais tradicional na nossa gastronomia e, em segundo lugar, ajudar a promover os restaurantes da região", justificou hoje o presidente da Turismo do Alentejo, António Ceia da Silva, em declarações à agência Lusa.

Organizada pela Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo, a iniciativa, que se prolonga até dia 18 deste mês, é a primeira de várias que vão decorrer em toda a região para "divulgar os restaurantes, a qualidade gastronómica e a excelência dos produtos alentejanos".

A semana gastronómica conta este ano com a adesão de mais 130 restaurantes da região, que apresentam nas suas ementas pratos que têm como produto principal o porco, "confeccionados com a mestria dos saberes e sabores tradicionais do Alentejo".

"São inúmeros os pratos que podem ser saboreados tendo por base a carne de porco", realçou o responsável, destacando os pezinhos de porco de coentrada e as migas de pão ou de batata com carne de porco frita, entre outras iguarias.

O presidente da Turismo do Alentejo reconheceu que o sector da restauração atravessa dificuldades "de ordem financeira e económica", mas frisou que esta é uma oportunidade para os restaurantes da região atraírem mais clientes.

O número de estabelecimentos aderentes "mostra bem a dinâmica e a necessidade que os restaurantes têm de se projectar com iniciativas que podem ajudar a capitalizar e a ter mais clientes", disse António Ceia da Silva.

De acordo com a Turismo do Alentejo, o produto gastronomia e vinhos é um dos principais motivos de visita à região, estando a decorrer o processo de certificação dos restaurantes, no âmbito do projecto "Alentejo Bom Gosto", que visa a valorização e requalificação da gastronomia regional.

ELVAS: Mascarados aqueceram tarde fria do Carnaval Internacional

 
As ruas do centro histórico de Elvas voltaram a encher-se de público, este domingo, dia 10 de Fevereiro, para assistirem ao 2.º desfile do XVII Carnaval Internacional de Elvas.

Numa tarde muito fria, os carros alegóricos e os nove grupos de mascarados aqueceram o público presente nas principais artérias da cidade, com as suas músicas e coreografias.

João Baião, rei desta edição do Carnaval Internacional de Elvas despediu-se do seu reinado, coroando na Rua da Cadeia, o presidente da Câmara Municipal de Elvas, José Rondão Almeida. Contudo, o trono vai ser entregue ao elvense Ruca.

De recordar que na noite desta segunda-feira, dia 11 e Fevereiro, o Coliseu José Rondão Almeida acolhe o desfile coreográfico de grupos de carnaval, seguido de baile com Edna Pimenta & Banda Bambaiana.
 
Veja aqui a nossa reportagem fotográfica.
Faixa publicitária
Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´