Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária

ELVAS: Obras na Parada do Castelo começam na terça-feira

A Câmara Municipal de Elvas adjudicou a obra de requalificação da Parada do Castelo, num investimento que pretende tornar o espaço envolvente ao Castelo de Elvas mais agradável, quer para os moradores quer para os turistas que procuram este monumento.

De acordo com a planificação efectuada pelo município, a obra vai iniciar-se na próxima terça-feira, dia 15 de Janeiro, e estender-se-á pelos próximos quatro meses. Assim, no final da próxima Primavera, os trabalhos vão estar concluídos.

A Câmara Municipal de Elvas pede aos moradores da zona a compreensão por alguns incómodos que venham a ser causados, na certeza que o melhoramento vai ao encontro das necessidades da cidade Património Mundial.

360 anos da Batalha das Linhas de Elvas comemoram-se na segunda-feira

 Os 360 anos da Batalha das Linhas de Elvas vão ser comemorados na próxima segunda-feira, dia 14 de Janeiro, com uma cerimónia militar e entrega da medalha de ouro do concelho ao Exército Português.

O programa começa às 10.00 horas, com a romagem ao padrão da Batalha das Linhas de Elvas e ao túmulo do general André de Albuquerque de Ribafria, morto na batalha, seguindo-se a cerimónia militar, às 11.30 horas, na Praça da República, em que será entregue a medalha de ouro do concelho ao Exército Português, aprovada pelo município a 20 de Dezembro de 2018.

Apontada como uma das mais importantes da Guerra da Restauração, a Batalha das Linhas de Elvas ocorreu a 14 de Janeiro de 1659, nos arredores da cidade raiana de Elvas.

A batalha foi considerada a primeira grande vitória militar dos portugueses sobre os castelhanos na Restauração de Portugal.

Também na segunda-feira, feriado municipal em Elvas, por ser o dia em que ocorreu a batalha, vai decorrer um concerto pela Orquestra Ligeira do Exército, às 21.30 horas, no Cine-Teatro Municipal de Elvas.

ELVAS: Câmara aprova transferência de competências

A Câmara Municipal de Elvas, em reunião extraordinária realizada esta sexta-feira, dia 11 de Janeiro, aprovou a Transferência de Competências para as Autarquias Locais, nos seus 11 pontos seguintes: praias, exploração de modalidades afins de jogos de fortuna ou azar e outras formas de jogo, turismo, vias de comunicação, justiça, fundos europeus e captação de investimento, associações de bombeiros, estruturas de atendimento ao cidadão, habitação, património imobiliário público sem utilização e estacionamento público.

A deliberação foi tomada por maioria: cinco votos a favor e duas abstenções. Este assunto vai ser abordado na Assembleia Municipal de Elvas, em sessão extraordinária, marcada para o próximo dia 17, quinta-feira, às 10.00 horas, no salão nobre da Câmara Municipal.

Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´