Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária

"Super Saudáveis" pretendem trazer para as escolas hábitos alimentares mais saudáveis

O Município de Sousel e o Agrupamento de Escolas de Sousel associaram-se à Liga Portuguesa Contra o Cancro num projecto dirigido às crianças do 1.º ciclo do ensino básico e jardins de infância.

Os "Super Saudáveis" pretendem trazer para as escolas hábitos alimentares mais saudáveis, apostar na diversidade alimentar e contribuir para a redução do consumo de produtos processados, bem como incentivar e capacitar os pais e encarregados de educação para escolhas alimentares mais adequadas do ponto de vista nutricional.

Para dar início a este projecto, a vereadora Sílvia Eliseu, visitou as escolas e entregou a todos os alunos um kit composto por uma caderneta e cartas de alimentos. Ao longo das próximas cinco semanas, o refeitório escolar vai servir um almoço e um lanche por semana que incluirá um alimento com "poderes super saudáveis".

"Os Super Saudáveis" parte do conceito de "jogo em formato de cartas coleccionáveis", em que a criança apreende práticas de alimentação saudável com os colegas, pais e professores. No total a criança coleccionará 15 cartas que representam 15 alimentos saudáveis. Cada um dos alimentos tem diferentes níveis de super-poderes, em função do grupo alimentar da roda a que pertence.

REGUENGOS: Câmara atribui 15 bolsas de estudo a alunos do ensino superior

A Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz deliberou no dia 29 de Janeiro atribuir 15 bolsas de estudo a alunos do ensino superior público residentes no concelho que se candidataram para o ano lectivo 2019/2020. Esta decisão aumenta em 50 por cento o apoio concedido em anos anteriores e abrange todos os alunos que cumprem os critérios de atribuição deste apoio municipal.

Cada bolsa de estudo tem o valor máximo de 150 euros mensais e visa contribuir para o pagamento das despesas de alojamento, alimentação, transporte, material escolar, propinas, entre outros custos do estudante. Este apoio é atribuído aos alunos que não possuem, por si só, ou através do seu agregado familiar, meios financeiros que possibilitem a realização dos seus estudos e que sejam economicamente carenciados.

Para se poderem candidatar ao apoio municipal, os estudantes têm também de estar matriculados em estabelecimentos de ensino superior público para o ano lectivo que requerem a bolsa, residir há pelo menos dois anos no concelho de Reguengos de Monsaraz e não possuir habilitação equivalente à que pretendem frequentar.

José Calixto, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, considera que "este é um claro sinal da importância que deve assumir para a nossa autarquia a criação de condições de elevada justiça social no acesso à escola pública". O autarca acrescenta que "este apoio bastante reforçado, comparativamente com anos anteriores, é também consequência da melhoria das condições financeiras que temos actualmente no poder local e da competitividade acrescida do nosso concelho, que nos permite ter recursos adicionais que podemos aplicar em politicas sociais de proximidade, neste caso no ensino superior".

SOUSEL: Câmara promove Museu de Cristos na Expo Alentejo

A Câmara Municipal de Sousel vai marcar presença na 1.ª edição da "Expo Alentejo", certame que decorre no Centro de Negócios Transfronteiriço, em Elvas, entre 30 de Janeiro e 2 de Fevereiro.

Esta iniciativa, pretende juntar uma mostra de diversos sectores de actividade, procurando realçar as principais características de cada concelho alentejano, que vão desde a cultura às tradições, da gastronomia ao artesanato, do folclore aos trajes típicos, dos produtos endógenos às ofertas turísticas, das indústrias tradicionais às inovadoras, da agricultura tradicional aos projectos agrícolas pioneiros.

Neste certame, onde são esperados milhares de pessoas, Sousel contará com um espaço promocional, apostando na cultura e no tecido económico local, ao promover o recém-inaugurado Museu dos Cristos e os produtos agro-alimentares que tanto dignificam o nosso património gastronómico. Pode ainda assistir à actuação do grupo "Acústicos Tradicionais", no dia 31 de Janeiro, sexta-feira, pelas 20.00 horas no palco da feira.

A "Expo Alentejo" conta ainda com um programa variado de colóquios sobre ensino superior, aeronáutica, agricultura, turismo e pedras naturais.

Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´