Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária

Estremoz quer estação ferroviária na ligação Sines-Caia (Elvas)

A Assembleia Municipal de Estremoz reivindica que a ligação ferroviária de mercadorias entre Sines e a fronteira do Caia contemple um cais de carga e descarga de contentores na chamada "zona dos mármores".

Numa tomada de posição, proposta pelo Partido Socialista e hoje divulgada, aprovada na mais recente sessão da Assembleia Municipal de Estremoz, é defendido que a nova ferrovia possa vir "a servir os diversos sectores industriais na exportação dos seus produtos, minimizando os custos e reforçando a atractividade à fixação de empresas em especial de vocação exportadora".

Com o avanço do projecto ferroviário e além de uma de uma estação/cais na "zona dos mármores", que abrange concelhos como Estremoz, Borba e Vila Viçosa, no distrito de Évora, os autarcas pretendem que a linha também "sirva para o transporte de passageiros, facilitando a interligação entre as rodovias fundamentais e a ferrovia".

"Depois de mais de 20 anos a discutir o TGV, finalmente Portugal voltou a colocar na sua estratégia de desenvolvimento a ferrovia", lê-se no documento, aprovado por unanimidade.

Para a Assembleia Municipal de Estremoz, "o significativo investimento" na ligação ferroviária entre Sines e a fronteira do Caia, perto de Elvas, "contém uma enorme esperança de afirmação de uma nova oportunidade para Portugal, para o Alentejo e para o distrito de Évora".

"Somos uma porta de acesso ao Oceano Atlântico e à Europa, pelo que o porto de Sines, pelas suas características, deve ter ligações ferroviárias funcionais à fronteira com Espanha", segundo a tomada de posição.

CAMPO MAIOR: Centro de Ciência do Café recebe Semana da Europa

O Centro de Ciência do Café (CCC), em Campo Maior, foi o local escolhido para as comemorações da Semana da Europa em 2018 e no mapa das comemorações, divulgado pela Comissão Europeia em Bruxelas a semana passada. De 7 a 11 de Maio, o CCC irá receber cerca de 2.000 crianças e jovens da região do EUROACE (região que engloba duas regiões de Portugal, Alentejo - Centro e Extremadura espanhola).

Para além do acolhimento com actividades onde as crianças e jovens ficam a saber um pouco mais do que é ser um Cidadão Europeu, serão feitas visita guiadas e animadas ao CCC e onde se fará a divulgação da campanha "Sabia que...?" que dá a conhecer, de forma pedagógica os apoios dos Fundos da União Europeia. Uma campanha que foi materializada nos pacotes de açúcar da Delta Cafés.

O encerramento da Semana da Europa acontece sexta-feira, 11 de Maio, com a presença de várias entidades portuguesas e espanholas. Neste dia o CCC receberá 50 crianças do Alentejo, 50 da região Centro e 50 da Extremadura Espanhola. O Hino da Europa (Hino da Alegria) será entoado pelas crianças do Centro Educativo Alice Nabeiro.

A CCDRA, o Programa Operacional Regional Alentejo 2020 e a Euroregião EUROACE, numa iniciativa conjunta com a Direcção Geral de Estabelecimentos Escolares, Direcções de Serviços Regionais do Alentejo e do Centro, a Junta da Extremadura, a Direcção Regional da Cultura do Alentejo e o Centro de Ciência do Café, numa parceria alargada aos Municípios, propõem-se contribuir para despertar o interesse dos mais novos para a construção da União Europeia e para o papel relevante que podem e devem desempenhar nesse processo, dinamizando um conjunto de actividades em que a Cooperação Transfronteiriça desempenha um papel importante.

BASQUETEBOL: Real Madrid vence o Seguros Meridiano FLBA por 80-43

O Real Madrid venceu na tarde desta segunda-feira, os Seguros Meridiano FLBA por 80-43, numa partida disputada no Coliseu Comendador Rondão Almeida, em Elvas.

Numa partida com pouca história, o Real Madrid mostrou desde o início da partida a sua superioridade, com várias jogadas e ataques organizadas, onde só as faltas dos jogadores dos Seguros Meridiano conseguiram travar os ataques do actual detentor do título de Campeão do Campeonato Nacional de Espanha em Juniores Masculinos.

O Real, entrou confiante na partida e conseguiu logo no primeiro período de jogo uma vantagem significativa para a conquista dos dois pontos em disputa (17-7). Com o desenrolar do jogo, os visitantes continuaram a aumentar a vantagem, terminando a primeira parte com o resultado de 40-15.

25 pontos separavam as equipas do Real Madrid e dos Seguros Meridiano FLBA, mas com o arrancar da partida o diferencial aumentou para os 31 pontos, terminando o terceiro período com o resultado de 65-34.

No último período da partida, e com a vitória praticamente garantida, o Real Madrid conseguiu ainda aumentar essa mesma vantagem para os 37 pontos, terminando a partida com o resultado final de 80-43.

Veja aqui algumas imagens deste encontro.

Faixa publicitária

AUTENTICAÇÃO


ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´