Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária
até 04/07/2017
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária

Festa Ibérica da Olaria e do Barro junta os maiores centros oleiros da Península

São Pedro do Corval, no concelho de Reguengos de Monsaraz, vai ser a capital ibérica da olaria entre os dias 18 e 21 de Maio, com a realização da 23.ª Festa Ibérica da Olaria e do Barro. Este certame organizado pelo Município de Reguengos de Monsaraz, Junta de Freguesia de Corval e Ayuntamiento de Salvatierra de los Barros junta os maiores centros oleiros da Península Ibérica, como São Pedro do Corval e Salvatierra de los Barros, na Extremadura espanhola.

O Centro Oleiro de São Pedro do Corval é considerado o maior de Portugal, com 22 olarias em actividade e onde se pode assistir ao vivo a esta arte ancestral e adquirir peças produzidas pelos artesãos.

A 23.ª Festa Ibérica da Olaria e do Barro vai ter 63 expositores de Portugal e de Espanha. No certame vão participar oleiros e ceramistas de São Pedro do Corval, Assafora, Valongo do Vouga, Reguengos de Monsaraz, Pombal, Beringel, Mourão, Évora, Lisboa, Vila Nova de Famalicão, Caldas da Rainha, Redondo, Guarda, A-da-Beja, Sintra, Almada, Mafra, Alhos Vedros, Baixa da Banheira, Gafanha da Nazaré, Vila Nova de Milfontes, Coimbra, Queluz, Trofa e Sabugal. Espanha estará representada com olarias de Salvatierra de los Barros e de Hornachos.

A Festa Ibérica da Olaria e do Barro é uma homenagem viva à arte da olaria, através de exposições, demonstrações ao vivo, jornadas ibéricas e música tradicional, pretendendo-se valorizar a olaria, chamar a atenção para o seu valor artesanal e artístico e apontar estratégias para o seu desenvolvimento económico e profissional. Este evento transfronteiriço de promoção cultural e turística da olaria é organizado em anos alternados em cada município há mais de duas décadas.

A cerimónia de abertura da Festa Ibérica da Olaria e do Barro vai decorrer na quinta-feira, às 18.00 horas, na Casa do Barro – Centro Interpretativo da Olaria de São Pedro do Corval, seguindo-se às 22.00 horas o primeiro concerto do Festival de Música Ibérica, com o grupo Voces Al Alba. Na sexta-feira, a partir das 15.00 horas, realizam-se as Jornadas Ibéricas de Olaria e Cerâmica.

Durante os trabalhos, às 15.30 horas será apresentada a Associação Portuguesa de Cidades e Vilas Cerâmicas, por José Luís Almeida Silva, do Cencal, seguindo-se a primeira comunicação, de Anabela Caeiro, da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, intitulada "Moldar o Futuro com o Saber do Passado", que é igualmente o tema das jornadas. A pintora Filippa Lobato vai falar sobre o "Projecto Piloto Sorrir de Novo – São Pedro do Corval – Toda a Aldeia é uma grande escola" e Miguel Alba Calzado, arqueólogo e director do Consórcio da Cidade Monumental de Mérida, vai abordar o tema "Espaços da olaria tradicional de Salvatierra de los Barros". Antes do debate que vai encerrar os trabalhos, Reyes González Castaño, professor do Instituto San José, apresenta uma comunicação sobre a "Linguagem transfronteiriça da olaria tradicional".

O Festival de Música Ibérica terá na sexta-feira, pelas 22.00 horas, a actuação da banda The Lucky Duckies, no sábado, à mesma hora, sobe ao palco o grupo Monda, e no domingo, às 18.00 horas, haverá um concerto com a banda e o coro polifónico da Sociedade Filarmónica Corvalense.

A 23.ª Festa Ibérica da Olaria e do Barro pode ser visitada na quinta-feira entre as 18.00 horas e a meia-noite. Na sexta-feira e no sábado o certame estará aberto ao público entre as 10.00 horas e a meia-noite, e no domingo das 10.00 às 23.00 horas.

ELVAS: GNR detém nigeriano no controlo da fronteira do Caia

A Guarda Nacional Republicana (GNR) através do efectivo empenhado no controlo da fronteira do Caia, no âmbito da Operação Fronteira Vigiada, que decorre em todo o território nacional até ao dia 14 de Maio, deteve em flagrante delito na madrugada desta sexta-feira, dia 12 de Maio, um indivíduo de nacionalidade nigeriana, de sexo masculino, com 40 anos de idade, pelo crime de burla.

O esquema de burla usado pelo indivíduo, conhecido por "Cartas da Nigéria", consistia no aliciamento para negócios rentáveis através da transferência de quantias avultadas para um "paraíso fiscal".

Foram apreendidos 1615 euros, uma mala e 1520 envelopes de papel selados, contendo no interior cartas com o texto que aliciaria à burla.  

O detido foi sujeito a termo de identidade e residência.

A GNR continuará ao longo da Operação Fronteira Vigiada a realizar o controlo nos dez postos de passagem autorizados na fronteira terrestre (nestes em conjunto com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) e nos outros 63 postos de passagem da fronteira terrestre dotados de infra-estruturas físicas, bem como a vigiar os aeródromos e pistas de aterragem e restante fronteira terrestre, marítima e fluvial, na nossa área de responsabilidade.

ELVAS: Exposição Canina realiza-se este sábado no CNT

Várias centenas de exemplares caninos vão estar este sábado, dia 13 de Maio, no Centro de Negócios Transfronteiriço, em Elvas.

A 29ª edição da Exposição Canina Internacional é uma organização da Câmara Municipal de Elvas, Clube Português de Canicultura e Federation Cynologique Internationale.

Ao longo do dia estão em exposição dezenas de raças de cães, de criadores nacionais e internacionais, que competem em várias categorias e pelo prémio final.

Nesta edição, venha conhecer exemplares caninos de várias raças, como Cão da Serra da Estrela, Cão de Castro Laboreiro, Cão de Fila de São Miguel, Cão de Gado Transmontano, Rafeiro do Alentejo, Pinschers, Rottweiler, Schnauzers, Deutscher Boxer, English Bulldog, Cão de Água Português, American Cocker Spaniel, Flat Coated Retriever, Labrador Retriever, entre muitos outros.

De recordar que a iniciativa tem entrada livre do público e faz parte do calendário nacional de provas deste género.
Faixa publicitária

AUTENTICAÇÃO


ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´