Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária

Elisa vence Festival da Canção 2020 realizado no Coliseu de Elvas

A artista Elisa, com a canção “Medo de Sentir”, vai representar Portugal no Festival Eurovisão 2020, depois de ter vencido na noite deste sábado, dia 7 de Março, a final da 54.ª edição do Festival da Canção, realizada no Coliseu Comendador Rondão Almeida, em Elvas.

Elisa, que levou ao palco um tema assinado por Marta Carvalho, vai ser a representante portuguesa no Festival Eurovisão da Canção, em Maio, em Roterdão (Países Baixos).

Filipe Sambado, com o tema "Gerbera Amarela do Sul", recebeu a pontuação máxima (12 pontos) atribuída pelas regiões do Norte, Centro, Açores, Lisboa e Vale do Tejo e Algarve, ao passo que o tema "Passe-Partout", de Bárbara Tinoco, recebeu a pontuação máxima da região Alentejo, enquanto Elisa conseguiu a pontuação máxima da região da Madeira.

Apesar de Bárbara Tinoco ter recolhido a pontuação máxima do público (12 pontos), Elisa beneficiou dos pontos acumulados pelas votações das regiões e do público.

O segundo lugar do Festival da Canção 2020 foi atribuído a Bárbara Tinoco e o terceiro lugar foi parar às mãos de Filipe Sambado.

"Gerbera Amarela do Sul" de Filipe Sambado foi o primeiro tema da noite, seguindo-se "Abensonhado", composta e interpretada por Jimmy P, "Mais real que o amor", escrita por Pedro Jóia e interpretada por Tomás Luzia, "Não voltes mais", composta e interpretada por Elisa Rodrigues, "Movimento" (Throes+The Shine), "Diz só", da autoria de Dino D’Santiago e interpretada por Kady, “Medo de Sentir” (Marta Carvalho/Elisa) e "Passe-Partout" (Tiago Nacarato/Bárbara Tinoco).

A música "Medo de Sentir" sucede a "Telemóveis" de Conan Osiris como representante português no Festival Eurovisão da Canção.

O festival, que ficou marcado no seu início por um leque de recordações de programas e séries que marcaram a história da RTP, que assinalou no sábado 63 anos, contou ainda com as actuações das Roncas de Elvas e de Samuel Úria, que interpretou vários temas que marcaram o "rock em português" nos anos 1980, contando com a participação de Alex D´Alva Teixeira, Joana Espadinha, Surma, NBC e Lena d´Água.

Conan Osiris, vencedor do Festival da Canção em 2019, também subiu ao palco no Coliseu Comendador Rondão Almeida, tendo interpretado o tema "Telemóveis", com que viajou até Israel.

Portugal só venceu a Eurovisão uma vez, em 2017, com o tema "Amar pelos dois", interpretado por Salvador Sobral e escrito pela sua irmã, Luísa Sobral.

SOUSEL: Posto de carregamento de veículos eléctricos entra em funcionamento

Entrou em funcionamento na segunda-feira, dia 2 de Março o posto de carregamento de veículos eléctricos instalado na Estrada da Circunvalação, junto ao Centro de Saúde, em Sousel.

Esta medida surge na sequência do protocolo estabelecido entre o município de Sousel e a MOBI.E, S.A. (Mobilidade Eléctrica), através do qual se pretende promover uma mobilidade sustentável, baseada na utilização de transportes com baixo impacto ambiental.

Como pode carregar o seu veículo eléctrico?
Deve aceder à plataforma da MOBI.E através deste link: https://www.mobie.pt/how-electric-mobility e aceder a uma proposta comercial de um dos comercializadores de electricidade para a mobilidade eléctrica (CEME) que lhe fornecerá um cartão de acesso a todos os postos de carregamento de acesso público da rede que conta com mais de 1250 postos de carregamento em mais de 50 municípios de Portugal Continental e da Região Autónoma da Madeira.
Quando receber o cartão na sua morada, dirija-se, depois, a um posto MOBI.E e passe o cartão no posto. Seleccione o carregamento e escolha uma das duas tomadas disponíveis. Ligue a ficha ao seu veículo para iniciar o carregamento. Para terminar deve passar novamente o cartão no posto. Retire o cabo que liga o veículo ao posto e pode iniciar a sua viagem.
Neste momento o serviço é gratuito, suportado pelo município de Sousel até ao momento da entrada em vigor da concessão deste equipamento.
Em caso de dúvida na utilização do equipamento, deve contactar a Câmara Municipal de Sousel presencialmente ou através do telefone 268 550 100.

ELVAS: Requalificação de zonas industriais custa 1 milhão de euros

A Câmara Municipal de Elvas, vai requalificar as zonas industriais Gil Vaz e das Fontainhas, num investimento de cerca de um milhão de euros, anunciou o município.

O concurso público para a contratação da empreitada está em fase de análise de propostas, prevendo a câmara que as obras decorram entre maio e Dezembro deste ano.

Segundo a autarquia, os trabalhos constam da execução de novos revestimentos em passeios, pavimentação de arruamentos, infraestruturas subterrâneas para cabos de telecomunicações, sinalização vertical e horizontal, sinalética, contentores de resíduos e mudança de luminárias para tecnologia led, sendo estes últimos trabalhos feitos em parceria com a EDP.

Este investimento do município de Elvas tem cofinanciamento da União Europeia a uma taxa de 85 por cento.

Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´