Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária

ELVAS: PSP termina com festa no Bairro de São Pedro


 
A Polícia de Segurança Pública (PSP) foi chamada na noite da passada quinta-feira, dia 29 de Julho, para terminar com uma festa que decorria no Bairro de São Pedro, em Elvas. Segundo fonte do Comando Distrital de Portalegre da PSP, a força de segurança teve necessidade de empenhar um forte dispositivo para restabelecer a ordem e tranquilidade públicas naquela artéria da cidade.

Após terem sido recebidas várias denúncias a dar conta que no referido Bairro estaria a decorrer uma festa na via pública com cerca de 150 participantes, a PSP rapidamente accionou os meios para o local, vindo a constatar a veracidade da situação.

Como a ordem para terminar as celebrações e cumprir as normas decorrentes do estado de calamidade em vigor não foi acatada, na primeira abordagem que se efectuou, a PSP viu-se na necessidade de voltar ao Bairro de São Pedro com um contingente policial reforçado e utilizar os meios coercivos necessários e adequados para restabelecer a ordem pública, por termo ao evento e dispersar a multidão, garantindo assim, no imediato, que todos os participantes recolhiam às suas habitações.

Durante a actuação policial foi detido um indivíduo do sexo masculino, com 47 anos de idade, pela prática do crime de injúria e ameaça a agente de autoridade. O promotor do evento foi autuado, por infringir as normas do estado de calamidade e a lei geral do ruído. Apreendeu-se também o equipamento de reprodução de som que estava a ser utilizado na festa. Foram ainda levantados vários autos de notícia por contra-ordenação por desobediência às regras impostas pelo estado de calamidade.  

ELVAS: Feira de São Mateus cancelada devido à pandemia da Covid-19

A feira de São Mateus, em Elvas, volta este ano a não realizar-se. O anúncio foi formalizado esta terça-feira, dia 20 de Julho, em conferência de imprensa.

Nuno Mocinha, presidente da Câmara Municipal de Elvas afirmou que “à semelhança do que aconteceu o ano passado, as celebrações religiosas vão acontecer. Se for possível, por exemplo, a primeira missa poderá ser alargada para outro espaço, para dar outras condições a quem assiste, mas isso quando lá chegarmos logo se vê. O restante, como a Expo São Mateus e o arraial, não vai acontecer”.

Quanto à realização de eventos semelhantes, como o Fun Park que aconteceu o ano passado, Nuno Mocinha refere que “este ano, não é permitido. O Fun Park correu muito bem e se pudéssemos, realizávamos novamente. Mas não é possível”.

Nesta conferência de imprensa esteve também presente Carlos Damião, juiz da Confraria do Senhor Jesus da Piedade.

Fanfarra Bizarra, Xaral’s Dixie Band, Banda às Riscas, Miguel Gameiro e Luís Trigacheiro vão actuar em Sousel

O concelho de Sousel, vai receber nos meses de Agosto e Setembro um conjunto de espectáculos com o objectivo de complementar a oferta artística e cultural da região.

Estes concertos, integrados no projecto "Cultura em Rede" irão juntar vários artistas de relevo nacional, nas mais diversas áreas da cultura: a música, o teatro e a dança.

Para o próximo dia 7 de Agosto, sábado, a freguesia de Cano vai receber o concerto da "Fanfarra Bizarra". Com início agendado para as 21.00 horas, este espectáculo musical vai decorrer no Largo Alexandre Herculano.

Os "Xaral’s Dixie Band" também vão subir ao palco no concelho de Sousel, mas desta vez na freguesia de Casa Branca. O concerto está agendado para dia 14 de Agosto, às 21.00 horas, no Largo da República.

Santo Amaro, vai receber o concerto da "Banda às Riscas", na noite de 21 de Agosto. A actuação decorrerá na praça da aldeia e está agendada para as 21.00 horas.

"Miguel Gameiro", vai actuar no Jardim do Museu dos Cristos, às 21.00 horas de dia 28 de Agosto. Considerado pela crítica e pelo público como um dos melhores cantautores portugueses da sua geração, "Miguel Gameiro" vai subir ao palco, em Sousel.

Também "Luís Trigacheiro", o jovem oriundo de Beja e que venceu a última edição do "The Voice Portugal", vai actuar em Sousel. O Jardim do Museu dos Cristos vai ser palco desta actuação, que está agendada para as 21.00 horas de dia 3 de Setembro.

De recordar que a "Cultura em Rede" é co-promovido pelos 15 municípios pertencentes à Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), pretendendo desta forma contribuir para que toda a região do Alto Alentejo seja mais atractiva ao turismo interno e externo bem como alavancar todas as actividades económicas que decorrem da dinamização cultural e artística num contexto de crise e ainda em pandemia.

Faixa publicitária
Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´