Faixa publicitária
Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária

ELVAS: Confraria do Senhor Jesus da Piedade vai a eleições

A Confraria do Senhor Jesus da Piedade de Elvas vai a eleições esta sexta-feira, dia 13 de Setembro, depois do Juiz da Mesa Administrativa ter renunciado ao cargo, em Junho último.

Desde 13 de Julho, esta Confraria está a ser gerida por uma comissão administrativa, nomeada pelo Arcebispo de Évora, D. Francisco José Senra Coelho.

Esta comissão, composta pelo Diácono Dr. Frederico João Pereira Zagalo, com as funções de presidente; Dr. Jorge Manuel Salgueira Mateus, com as funções de vice-presidente; Carlos Alberto Balsinhas Damião, vogal com as funções de organizar as festas honra do Senhor Jesus da Piedade; José Joaquim Bandeiras da Mata, vogal com as funções de tesoureiro e Joaquim Lourenço Ventura Trindade, vogal com as funções de secretário, tem a responsabilidade de conduzir esta Confraria até à tomada de posse dos novos órgãos sociais.

ELVAS: Centro Nacional de Competências para as Alterações Climáticas vai ser uma realidade

O pólo de Elvas do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), acolheu na manhã desta quarta-feira, dia 11 de Setembro, a assinatura do protocolo de criação do Centro Nacional de Competências para as Alterações Climáticas do Sector Agro-florestal (CNCACSA).

Este organismo, do qual o Município de Elvas é parceiro, resulta da união de diversas associações e instituições do sector, como a ANPROMIS, ANPOC, ADVID, FENAREG, FNOP e UNAC, envolvendo  entidades representativas do sector Agro-florestal nacional e organismos públicos, nomeadamente o INIAV.

A assinatura do documento decorreu no decurso do encontro "Alterações climáticas: Que desafios para o sector agro-florestal nacional?", que decorreu na antiga Estação Nacional de Melhoramento de Plantas, e que contou com a presença dos ministros da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Capoulas Santos e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

Nuno Mocinha, presidente da Câmara Municipal de Elvas, interveio na sessão de abertura, tendo-se afirmado "muito satisfeito com a implementação deste centro, num sector deveras importante para a economia nacional, e que permite uma abordagem diferenciada à questão das alterações climáticas".

O autarca salientou ainda que este organismo é “um projecto complementar a outro, que foi candidatado a fundos comunitários, e que pretende dotar o INIAV de novos laboratórios e mão-de-obra especializada”, referindo ao laboratório colaborativo que vai ser implementado também neste local.

O ministro da Agricultura, Capoulas Santos, sublinhou a necessidade de existir uma "adaptação às novas realidades climáticas, temos que mitigar estas consequências e isto é um trabalho de longo prazo, de longo folgo e que tem de ser desenvolvido em diversas frentes. E para isso só a cooperação e a ciência e, naturalmente, os instrumentos de política que possam ser depois mobilizados para a resolução concreta dos problemas é que podem dar a resposta".

O CNCACSA, que vai ficar instalado na Estação Nacional de Melhoramento de Plantas, tem mais de uma dezena de entidades gestoras, entre as quais o Município de Elvas, INIAV, a Associação Nacional dos Produtores de Milho e Sorgo (ANPROMIS), a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) ou a Direcção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR).

Para além disso, conta ainda com 40 parceiros, de várias áreas, entre as quais do ensino superior nacional com cursos neste sector.

ELVAS: Visita ao Forte de Santa Luzia realiza-se este sábado

A Câmara Municipal de Elvas promove na manhã deste sábado, uma visita especial ao Forte de Santa Luzia.

A visita, tem início às 10.00 horas, e é gratuita, devendo os interessados efectuarem uma inscrição prévia através do e-mail Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar , ou pelo telefone 268 639 740.

Nesta iniciativa, os participantes vão ter oportunidade de conhecer espaços habitualmente encerrados ao público, como as contraminas e o Fortim de São Mamede, além de contar com explicação histórica sobre este monumento classificado como Património Mundial, desde Junho de 2012.

Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´