Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária

REGUENGOS: Município organiza visita ao "Palácio Assombrado"

 
O Halloween em Reguengos de Monsaraz vai ter como tema uma visita ao "Palácio Assombrado". A iniciativa que assinala a noite das bruxas vai decorrer na quinta-feira, dia 31 de Outubro, a partir das 21.00 horas, no Palácio Rojão, local onde funciona a Biblioteca Municipal de Reguengos de Monsaraz.

A autarquia propõe uma visita histórica em família até ao ano de 1422. Nesse ano, D. Nuno Álvares Pereira decidiu entrar para a vida monástica e doou Monsaraz ao seu neto D. Fernando, Conde de Arraiolos, ficando juridicamente incorporada no património da Casa de Bragança.

Os participantes poderão apresentar-se vestidos de acordo com o Halloween e vão ter um percurso assustador no edifício, decorado para a noite das bruxas. As inscrições para esta iniciativa para maiores de seis anos de idade são gratuitas e devem ser efectuadas até ao dia 28 de Outubro na biblioteca municipal.

O Palácio Rojão foi construído na primeira metade do século XIX para residência urbana da família Papança. Uma obra considerada arrojada para a época, pois, para além da inspiração que foi buscar ao estilo romântico, que na altura ditava a linha de construção dos grandes edifícios, denota também, ao nível da fachada, elementos de concepção mourisca.

ELVAS: Obra do novo colector na Avenida de Portugal já se iniciou

A Câmara Municipal de Elvas assinou o auto de consignação da obra do novo colector da Avenida do Dia de Portugal, tendo os trabalhos iniciado na terça-feira, dia 15 de Outubro, num investimento de cerca de 70 mil euros. A intervenção pretende resolver um problema que se sentia nesta zona, sobretudo devido aos maus cheiros que por vezes ali se verificavam, uma vez que o mesmo já não se encontra em condições de escoar as águas.
 
O colector passa por baixo da avenida e encontra-se em deficientes condições, sendo que a responsabilidade da substituição, por ser um emissário em alta, é da Águas do Vale do Tejo. Porém, a Câmara Municipal assumiu a responsabilidade, pelo facto de ser uma questão de saúde pública. Posteriormente, a autarquia irá pedir o ressentimento do montante à empresa.

Primeira prova do Campeonato Nacional de Rally Raid disputa-se em Reguengos de Monsaraz

 
A primeira prova do Campeonato Nacional de Rally Raid da Federação de Motociclismo de Portugal vai decorrer de 18 a 20 de Outubro em Reguengos de Monsaraz. Em prova vão estar 70 pilotos, entre os quais os participantes na próxima edição do Rally Dakar, nomeadamente António Maio (campeão nacional de todo-o-terreno em 2018), Fausto Mota e Mário Patrão, mas também os campeões nacionais de navegação em 2018, Bruno Santos (moto), David Rodrigues e Nuno Matias (ssv).

O Rally Raid Sharish Gin/Pneus e Companhia é organizado pela Secção de Motorismo da Sociedade Artística Reguenguense e pelo Município de Reguengos de Monsaraz. Esta prova de navegação disputada fora de estrada em terreno variado, com percurso secreto e seguimento por roadbook, tem como objectivo testar as capacidades de navegação e a resistência dos pilotos e das máquinas.

No Rally Raid Sharish Gin/Pneus e Companhia vão ser estreados os novos roadbooks com marcação prévia, que já vão ser obrigatórios no Rally Dakar 2020, assim como os roadbooks electrónicos, ambos uma novidade em corridas disputadas em Portugal.

Na sexta-feira, dia 18 de Outubro, entre as 18.00 horas e a meia-noite, realizam-se as verificações técnicas e documentais no Parque de Feiras e Exposições de Reguengos de Monsaraz, local de onde partem os pilotos para as provas. A primeira etapa realiza-se no sábado com o primeiro piloto a partir às 8h para um sector selectivo de 245 quilómetros cronometrados nos concelhos de Reguengos de Monsaraz, Alandroal e Redondo.

No domingo, à mesma hora, inicia-se o segundo sector selectivo com 163 quilómetros e passagens por troços nos concelhos de Reguengos de Monsaraz, Portel e Évora. A entrega dos prémios decorre a partir das 14.00 horas após o final da prova.
Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´