Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária
Faixa publicitária

Operação “Censos Sénior 2020” da GNR decorre este mês de Outubro

 
Durante o mês de Outubro, em todo o território nacional, a Guarda Nacional Republicana (GNR), no âmbito do Policiamento Comunitário, realiza mais uma edição da operação "Censos Sénior", que visa identificar a população idosa, que vive sozinha e/ou isolada, através da actualização dos registos das edições anteriores.

Os militares da GNR irão realizar um conjunto de acções de sensibilização, junto das pessoas idosas em situação vulnerável, privilegiando também os contactos com os que vivem sozinhos e/ou isolados, através de contactos pessoais, para que este público-alvo adopte comportamentos de segurança que permitam reduzir o risco de se tornarem vítimas de crimes, nomeadamente em situações de violência, de burla, furto e ainda para prevenir comportamentos de risco associados ao consumo de álcool, bem como para a adopção de medidas preventivas de propagação da pandemia Covid-19.

No decorrer da operação, os militares farão ainda a divulgação dos programas "Apoio 65 – Idosos em Segurança" e "Residência Segura", que permitem recolher os elementos necessários para a elaboração de um mapa, com a localização georreferenciada de todas as residências aderentes ao projecto. Esta identificação geográfica torna assim mais eficaz as acções de patrulhamento e a vigilância dos militares da GNR, traduzindo-se numa resposta policial mais célere.

ELVAS: PSP detém indivíduo por trafico de estupefacientes

A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve na passada quarta-feira, dia 30 de Setembro, em Elvas, um indivíduo com 31 anos pelo crime de tráfico de estupefacientes.

Da detenção e posteriores diligências, a PSP apreendeu 401,6gr. de liamba; 5,8 doses individuais de haxixe; 5 doses individuais de ecstasy; 19 sementes de cannabis; 1 bicicleta; 1 telemóvel; 1 balança de precisão; 400€ em notas e outros objectos relacionados com o tráfico de estupefacientes.

O suspeito recolheu às celas de detenção da PSP.

Sabrab premiada com o “Iconic Award: Innovative Architecture 2020”

 
A empresa elvense Sabrab, foi distinguida entre as mais de 3000 candidaturas, pela inovação e excelência com o prémio "Iconic architecture innovation Iconic Award 2020", relativo ao projecto da Clínica Santa Madalena, em Cascais.
 
Para Miguel Barbas, CEO da Sabrab este prémio é o "reconhecimento do nosso trabalho, realizado pela nossa equipa, Miguel Barbas, Pedro Unas e Maria Barbas. Dada a confiança já envolvida, este cliente deu-nos total liberdade para inovar na criação deste espaço, num edifício existente, onde efectuamos alteração de todo o interior. Pensámos em soluções diferentes, como os corredores em betão e um sistema de iluminação em paredes. O minimalismo impera, resultando num equilíbrio visual no que diz respeito aos materiais e cores, razão pala qual o branco e o cinzento marcam todo espaço".

O projecto de interiores oferece uma arquitectura moderna e funcional com 1250m2 de implantação entre edifício e jardim, dispondo também de parqueamento privado.

O enquadramento para a serra de Sintra foi um dos requisitos na distribuição do layout interior permitindo que as áreas de espera se tornem também espaços de contemplação visual.

A paisagem em volta é uma peça chave na sua composição, a luz natural, a distribuição cuidada dos espaços, e o aproveitamento dos painéis de vidro em áreas específicas, permitem preservar a pegada ecológica.

O piso 0 está dividido em duas áreas, sendo que na ala esquerda estão presentes a recepção, o atendimento e a sala de espera, e na ala direita, a área de Odontopediatria e a sala de urgências. No piso 1, mais duas alas, estando a ala esquerda afecta a especialidades cirúrgicas de maior complexidade com cinco gabinetes e ala direita com mais sete gabinetes. O piso 2 engloba as áreas de próteses de apoio à actividade motora, e uma sala destinada à formação.

O equilíbrio visual é essencial neste espaço, que faz do branco e do cinza as suas cores de eleição, quer nos pavimentos, quer nos tectos. A iluminação é totalmente feita com recurso à tecnologia LED, dando ao espaço um ar clean e sofisticado.

A excelência e inovação que a Sabrab confere aos seus projectos, permitiu mais uma conquista muito importante na Arquitectura. Criada em 2006, a Sabrab conta com uma equipa multidisciplinar, composta por elementos de diferentes áreas de actuação, que se completam entre si. A análise cuidadosa e planeada de todos os projectos, para antever possíveis contrariedades, está na base de todo o sucesso da Sabrab, desde a fase inicial até à fase de construção.
Faixa publicitária
Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´