Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária

ELVAS: Comemorações dos 360 anos da Batalha das Linhas de Elvas leva a condicionamentos no trânsito

Na próxima segunda-feira, dia 14 de Janeiro, assinala-se na cidade de Elvas o 360.º Aniversário da Batalha das Linhas de Elvas. A efeméride, coincide com a comemoração do dia da cidade e tem o seu ponto alto na realização de uma cerimónia pública na Praça da República.

O Comando Distrital de Portalegre da PSP, através da Divisão Policial de Elvas vai adoptar as medidas de segurança julgadas necessárias, para que todo o evento decorra com tranquilidade, segurança e bem-estar dos participantes e população, de entre as quais se destacam condicionamentos e interdições de circulação rodoviária em algumas artérias do centro da Cidade de Elvas.

Neste contexto, a PSP informa que a partir das 23.00 horas do dia 13 de Janeiro, é proibido estacionar nas seguintes artérias: Largo 1º. Dezembro (junto ao Cine Teatro); Portas do Sol; Praça da República; Arco do Relógio; Rua da Cadeia; Largo da Misericórdia; Praça 25 de Abril, e nas Traseiras do Hotel São João de Deus.

Entre as 9.00 horas do dia 14 de Janeiro e o final da cerimónia (cerca das 13.00 horas), o trânsito será condicionado e interditado assim que se verificar essa necessidade, nas artérias já acima indicadas e ainda nas ruas de São Francisco e de Évora, Faceira da Cisterna e avenidas Garcia de Orta e 1º. De Maio (Viaduto).

Neste período, a PSP recomenda que sejam utilizados, para acesso ao centro desta cidade, as Portas de Olivença, as Portas da Esquina ou as Portas de São Vicente.

Cobrança de dívidas ao Município de Alter do Chão vai ser feita pela AT

A cobrança de dívidas ao Município de Alter do Chão vai passar a ser feita pela AT - Autoridade Tributária e Aduaneira, num curto espaço de tempo.

O protocolo que vai dar poderes à AT para a cobrança coerciva destas dívidas vai ser assinado esta sexta-feira, dia 11 de Janeiro, na presença do Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, e da Directora Geral da Autoridade Tributária, Helena Borges.

ELVAS: Câmara aprova voto de pesar pela morte de Joaquim Bastinhas

 
A Câmara Municipal de Elvas, na sua reunião de 9 de Janeiro, aprovou por unanimidade, um voto de pesar pela morte de Joaquim Bastinhas. No documento aprovado, pode ler-se que Bastinhas "teve uma carreira de cavaleiro tauromáquico durante 50 anos, 35 dos quais como profissional, em que os níveis de popularidade e aceitação do público estiveram sempre em plano muito elevado, sendo conhecido, no meio aficionado, como "o cavaleiro de Elvas".
 
De resto, as cerimónias fúnebres que se seguiram à sua morte foram a mais clara demonstração de como Joaquim Bastinhas tinha o carinho, simpatia e apoio dos aficionados e do público em geral, tendo sido participadas por milhares de pessoas de vários pontos do nosso País e de Espanha. Por outro lado, quando a Câmara Municipal de Elvas decidiu construir o coliseu, Joaquim Bastinhas foi um grande entusiasta da funcionalidade tauromáquica do recinto multiusos elvense, colaborando com opiniões técnicas na sua construção e tendo doado trajes de cavaleiro para a decoração do salão VIP.
 
Bastinhas não dispensou a sua actuação na inauguração do coliseu e nas corridas da Feira de São Mateus, onde, em 22 de Setembro passado, toureou o último touro e cravou o último par de bandarilhas da sua vida".
 
A autarquia elvense, aprovou este voto de pesar considerando o que Joaquim Bastinhas "fez na sua brilhante carreira, pelo tracto de simpatia e cordialidade que dispensou a inúmeros elvenses e pelo que representou como grande bandeira de Elvas no mundo do espectáculo".
 
Nesta sessão, também foi aprovado o aditamento ao contracto de patrocínio, entre a Fidelidade – Companhia de Seguros, S.A. e o Município de Elvas, no âmbito de mecenas do Museu de Arte Contemporânea de Elvas. A sala polivalente da Biblioteca Municipal foi cedida à Ordem dos Contabilistas Certificados e Adecco Portugal, para a realização de várias reuniões.
Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´