Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária

REGUENGOS: Câmara assina protocolo com a Sines Tecnopolo e a ADRAL para internacionalizar a Estação Náutica


 
A Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz assinou um protocolo com a Sines Tecnopolo – Associação Centro de Incubação de Empresas de Base Tecnológica Vasco da Gama e a ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo para o desenvolvimento do projecto "Internacionalizar + Estações Náuticas do Alentejo". Este projecto resulta de uma candidatura aos fundos comunitários com um valor de investimento de cerca de 360 mil euros que vai ser apoiada a 85 por cento pelo Portugal 2020.
 
Desta forma pretende-se promover a valorização e a internacionalização conjunta das estações náuticas do Alentejo, nomeadamente as de Monsaraz, de Alqueva – Moura, de Sines, de Avis e de Odemira, para aumentar as receitas turísticas das empresas que as integram. O projecto vai estimular iniciativas colectivas inovadoras através do desenvolvimento de processos colaborativos e partilha de conhecimento para a internacionalização, desenvolver mecanismos inovadores na prospecção, conhecimento e acesso a novos mercados internacionais e a promoção internacional dos destinos turísticos associados às estações náuticas do Alentejo.
 
A Estação Náutica de Monsaraz foi certificada no ano passado pela Fórum Oceano – Associação da Economia do Mar, que é uma associação para o desenvolvimento do cluster do mar e que lançou o projecto que promove, desenvolve e certifica as estações náuticas em Portugal, no âmbito da FEDETON – European Federation of Nautical Tourism Destinations. As estações náuticas são constituídas por uma rede de oferta turística náutica organizada a partir da valorização dos recursos náuticos do território, incluindo alojamentos, restauração, actividades náuticas e outros serviços que contribuam para a atracção de turistas e que gerem valor e emprego nas suas regiões. Para além destas actividades, organizam também iniciativas culturais, desportivas (incluindo o desporto escolar) e de hábitos saudáveis, criando experiências diversificadas que permitam prolongar o tempo médio de estadia e o combate à sazonalidade.

SOUSEL: Requalificação do Largo Mâncio Canelas está quase concluída


 
A obra de requalificação do Largo Mâncio Canelas, na freguesia de Casa Branca, no concelho de Sousel, está quase concluída.

Esta requalificação, realizada pela Câmara Municipal de Sousel, contemplou a colocação de um novo pavimento, a criação de uma nova passadeira, a construção de uma nova rampa de acesso à antiga Escola Primária, edifício que actualmente dispõe do ensino pré-escolar funcionando aí também as actividades de apoio à família, a delimitação de lugares de estacionamento, bem como a colocação de um novo mobiliário urbano, dando assim melhores condições de conforto e segurança aos moradores e a quem nos visita.

ELVAS: Festival da Juventude e Académico de Elvas vai ser on-line

A Câmara Municipal de Elvas aprovou esta quarta-feira, dia 24 de Março, por unanimidade, a realização do Festival da Juventude e Académico de Elvas de forma on-line. O evento, que se realiza de 11 a 15 de Maio, será transmitido nas plataformas digitais do Município de Elvas.

Nesta sessão, foi também aprovada a não realização da Feira Escolar e do Festival Medieval deste ano devido à Covid-19.

O executívo municipal aprovou também o plano de desconfinamento do Município de Elvas, bem como o protocolo de cedência de instalações, a celebrar entre o Município de Elvas e a Direcção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais. Nesta sessão, foi ainda aprovada a abertura de concurso para atribuição de fogos em regime de arrendamento apoiado para três fogos: dois localizados no bairro da Boa-Fé e um na freguesia de Barbacena.

A acção de Promoção Turística e Patrimonial de Elvas – Postal de Vídeo, no âmbito do promoção turística, foi aprovada nesta sessão de trabalho, tendo sido decidido também o adiamento do evento desportivo "Copa Mundial de Futebol de Juristas - Elvas - Portugal 2021", para meados do próximo ano, caso estejam reunidas as condições sanitárias para a sua realização.

A Câmara Municipal aprovou ainda a comemoração do mês da Leitura, do Dia Internacional do Livro Infantil (2 de Abril), e do Dia Nacional dos Centros Históricos (18 de Abril). Aprovado o novo horário de funcionamento do Museu de Arte Contemporânea de Elvas, e decidido que o núcleo museológico passa a funcionar na terça-feira das 15 às 18 horas (última entrada às 17.30 horas), e de quarta-feira a domingo, das 10 às 13 horas e das 15 às 18 horas (última entrada às 17.30 horas).

O executívo aprovou também a participação da cidade de Elvas num projecto piloto "Indicadores UNESCO Cultura 2030", bem como a criação de um lugar de estacionamento para cargas e descargas na Rua de Madrid, no Bairro Europa.

Aprovados ainda os apoios seguintes: Associação Aplausus, Associação de Assistência de Vila Boim, Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Elvas (APPACDM), UmColetivo - Associação Cultural, Clube de Caça e Pesca da Terrugem, Pautas e Melodias, Arkus - Associação Juvenil, NEFCA - Núcleo Elvense de Fotografia e Cinema Amador, Clube Elvense de Natação, Clube de Futebol Os Elvenses e Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Elvas.

Faixa publicitária
Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´