Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária

ELVAS: Vozes de Olivença para ouvir este sábado na Casa da Cultura

A Casa da Cultura, em Elvas, vai acolher na noite deste sábado, dia 26 de Outubro, a actuação do "Grupo Sueños de Olivenza Canto", sendo este o último concerto integrado no Mês da Música, certame promovido pela Câmara Municipal de Elvas no decurso deste mês.

Com início agendado para as 21.30 horas, este espectáculo tem entradas livres.

Sines aprova gratuitidade de todos os transportes escolares

A Câmara Municipal de Sines aprovou em reunião, por unanimidade, a assunção integral dos encargos com passes escolares dos alunos do ensino secundário.

A medida, com efeito a partir do presente ano lectivo, 2019/2020, tem como objectivo o alívio das famílias desta despesa, contribuindo para a igualdade de acesso à educação e ensino e ajudando a prevenir o abandono escolar. A medida visa, ainda, promover a equidade, reduzindo assimetrias que se verificavam quando aplicados directamente os apoios legalmente previstos para o transporte escolar.

A Câmara Municipal de Sines já garantia a 100% os custos dos transportes dos alunos dos três ciclos do ensino básico. Agora, passa a fazê-lo também para todos os alunos que frequentam o ensino secundário.

Dos 250 alunos do ensino secundário matriculados na Escola Poeta Al Berto, em Sines, no ano lectivo 2018/2019, 21 usufruíram de transporte escolar na modalidade de circuito especial em transportes municipais (suportado a 100% pela Câmara Municipal) e 19 na modalidade de transporte público (suportado a 50% pela autarquia).

A Câmara também comparticipava 50% do passe dos alunos que, por não encontrarem áreas de educação específicas no nosso concelho, frequentaram a Escola Manuel da Fonseca, em Santiago do Cacém (oito alunos, no ano lectivo 2017/2019), e a Escola Padre António Macedo, em Vila Nova de Santo André (19 alunos).

Com a medida agora aprovada, todos os estudantes e famílias ficam em situação de igualdade, independentemente da escola que frequentam ou do ponto do concelho onde residem.

ELVAS: Funcionário de hotel ferido devido a uma fuga de gás

 
Cerca de 20 pessoas foram retiradas na passada quinta-feira, dia 17 de Outubro, de uma unidade hoteleira, em Elvas, onde ocorreu uma fuga de gás num reservatório, tendo um trabalhador ficado ferido sem gravidade, disse fonte dos bombeiros.

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Portalegre indicou que a fuga de gás no Hotel São João de Deus ficou resolvida depois de os bombeiros terem efectuado a ventilação do edifício.

O adjunto de comando dos Bombeiros Voluntários de Elvas, Nuno Santana, referiu que o ferido ligeiro, de 48 anos, trabalhador da empresa que estava a fazer a manutenção da infra-estrutura de gás do hotel, foi transportado para o Hospital de Santa Luzia, em Elvas.

O responsável esclareceu que o homem sofreu ferimentos na mão direita, depois de uma válvula do reservatório se ter partido e o ter atingido. Anteriormente, fonte do CDOS de Portalegre tinha indicado que o trabalhador teria caído quando pretendia fechar uma torneira.

Quando os bombeiros chegaram junto ao hotel "havia na rua um cheiro intenso a gás", relatou Nuno Santana, referindo terem verificado que havia uma equipa a fazer a manutenção do reservatório do gás, tendo decidido evacuar a unidade hoteleira, onde estavam cerca de 20 pessoas, entre hóspedes e funcionários.

Segundo o adjunto de comando, os bombeiros e a PSP criaram depois um perímetro de segurança, cortando as ruas junto ao hotel.

"A fuga de gás foi resolvida pelos trabalhadores que estavam a fazer a manutenção do reservatório, após terem fechado a válvula de segurança, e a ocorrência ficou concluída, cerca de 30 minutos depois, após os bombeiros terem feito a ventilação do edifício", relatou.
 
O alerta para a ocorrência, segundo o CDOS, foi dado às 11.04 horas, tendo sido mobilizados 10 operacionais, apoiados por quatro veículos dos Bombeiros Voluntários de Elvas, além da Polícia de Segurança Pública.
Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´