Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária
até 04/07/2017
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária

Câmara aposta na promoção da cidade com "love elvas"

A Câmara Municipal de Elvas apostou na divulgação da cidade através da instalação, na Praça da República, de um logótipo monobloco e que desde logo despertou a curiosidade de todos quantos passaram por este local.

Com um coração e a palavra "elvas", o desafio é afirmar o seu amor à cidade, e perpetuá-lo no tempo, já que o objectivo é que elvenses e visitantes da cidade Património Mundial façam uso desta imagem, registando-a através de fotografias, e levar assim Elvas para o mundo.

Como pano de fundo os turistas levam ainda a Sé de Elvas, monumento emblemático da cidade, sendo que após a sua instalação foram muitos os que aproveitaram para tirar fotografias junto deste monobloco, que tem 8x1,4 metros de dimensão.

ELVAS: Semana da Juventude decorre entre 16 e 20 de Maio

 
A Semana da Juventude e a Semana Académica, em Elvas, vai decorrer no Parque da Piedade entre 16 e 20 de Maio. A realização do evento foi aprovada pela Câmara Municipal de Elvas, na sua reunião de 12 de Abril.
 
Foi aprovada a alteração à Tabela de Taxas, que se adequa ao Regulamento de Estacionamento, para possibilitar a isenção da primeira hora e a redução de alguns utilizadores dos parques de estacionamento automóvel do centro histórico de Elvas. Esta alteração segue para a Assembleia Municipal, para aprovação.
 
A Câmara Municipal de Elvas não aceitou a proposta do Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social, da transferência para o Município da propriedade dos Bairros de Renda Económica da cidade.
 
A exposição “Todas as Noites”, do artista Rui Serra, vai estar patente, entre 30 de Abril e 25 de Junho, no Museu de Arte Contemporânea de Elvas.
 
Foi deliberado realizar o Sarau de Ginástica 2017, no Coliseu Comendador Rondão Almeida, no dia 17 de Junho. Autorizadas as cedências do Forte da Graça, para a realização da 10ª reunião da Comissão Luso-Espanhola de Cooperação Transfronteiriça (28 de Abril), da Biblioteca Municipal ao movimento Elvas é o Nosso Partido (5 de Abril) e do Auditório São Mateus ao CDS/PP (6 de Maio) e à Igreja Evangélica Assembleia de Deus Pentecostal de Elvas (10 de Junho).
 
Atribuídos apoios à Associação Empresarial de Elvas, AIAR, CF "Os Elvenses", Associação Ciclotur de Elvas, Associação de Festas e Animação de São Vicente e Ventosa, Associação dos Amigos de Vila Fernando, Associação de Caçadores de Santa Eulália de Maria Ribeira e Outras, Encantos do Alentejo Grupo de Danças e Cantares, Associação de Estudantes da Escola Secundária D. Sancho II, Associação Voz Amiga, Associação Desportiva e Recreativa Juventude de São Vicente e Ventosa, Associação Portuguesa de Apoio e Reabilitação Sénior de Intervenção Neurológica, Associação Amigos da Bicharada de Elvas, Núcleo Sportinguista de Elvas e Coral Públia Hortência de Castro.

Centro de Saúde de Reguengos vai ter dentista e terapeuta da fala

 
O Centro de Saúde de Reguengos de Monsaraz vai ter um gabinete de estomatologia e um gabinete de terapia da fala. O protocolo entre o Município de Reguengos de Monsaraz e a Administração Regional de Saúde do Alentejo foi assinado na passada terça-feira, dia 11 de Abril, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Reguengos de Monsaraz e ratificado pelo Secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado. O documento tem também como objectivo a manutenção das especialidades de fisioterapia, psicologia e dietética, que a autarquia já assegurava nesta unidade de saúde.

O gabinete de estomatologia terá um higienista oral e um médico dentista e visa a promoção, prevenção e tratamento das doenças orais à população. A autarquia vai investir nas obras de adaptação e no equipamento necessário para o funcionamento deste gabinete, incluindo um equipamento de RX intra-oral, mas também assegurar a contratação e a totalidade dos encargos do dietista, metade dos custos do fisioterapeuta e uma parte do vencimento do terapeuta da fala.

Através deste protocolo, a ARS Alentejo vai requalificar o centro de saúde e dotar os gabinetes de fisioterapia, de psicologia, de estomatologia, da terapia da fala e do projecto de prevenção e combate à obesidade com todos os equipamentos, mobiliário e material necessários ao seu regular e pleno funcionamento. Esta entidade vai ainda suportar os encargos com a contratação do psicólogo, do médico dentista e os custos dos outros técnicos em parceria com a autarquia.

José Calixto, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, afirmou que "este protocolo vem consolidar o excelente relacionamento que temos tido com a ARS, de fomentar as políticas de proximidade junto da população e de lhe proporcionar mais especialidades no centro de saúde e nas extensões de saúde das freguesias". O autarca sublinhou a importância da construção do hospital central de Évora, pois "é uma aspiração da região que esperamos ver concretizada no mais curto espaço de tempo", e anunciou que "como o concelho de Reguengos de Monsaraz tem muita população idosa, pretendemos por isso criar uma comissão de protecção de idosos, tal como já existe a comissão de protecção de crianças e jovens".

Manuel Delgado, Secretário de Estado da Saúde, destacou "que a relação que existe entre o Ministério da Saúde e os municípios é crucial para o desenvolvimento da coesão social no território nacional e sobretudo para o apoio aos cidadãos mais carenciados". Manuel Delgado disse que "este protocolo que foi assinado com o governo, ao referir-se a cinco áreas de apoio em que o município vai colaborar com o Ministério da Saúde, representa também uma aproximação aos desígnios do actual Ministério da Saúde, pois o governo quer reforçar seriamente a área dos cuidados primários. Desenvolver a colaboração com os municípios é crucial para passar o eixo central de acção dos cuidados de saúde dos hospitais para os cuidados primários".

José Robalo, Presidente do Conselho Directivo da Administração Regional de Saúde do Alentejo, afirmou que "este protocolo é a continuação do que já se fazia neste concelho, pois o que pretendemos é que exista proximidade com os utentes em especialidades que estamos a desenvolver e em exames complementares de diagnóstico". José Robalo considera ainda que "o governo tem intenções de fazer transferências de competências para as autarquias e este é um bom exemplo que defende os superiores interesses da população".

Depois da assinatura do protocolo, o Secretário de Estado da Saúde assistiu no Parque da Cidade a uma aula de ginástica com os grupos dos Seniores a Mexer de Reguengos de Monsaraz e de Perolivas.
Faixa publicitária

AUTENTICAÇÃO


ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´