Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária

ELVAS: Inscrições para o OMTL abertas a partir de 15 de Maio

A Câmara Municipal de Elvas vai abrir inscrições para o programa de Ocupação Municipal de Tempos Livres (OMTL) de curta duração, de 15 de Maio a 15 de Junho, para jovens residentes no concelho e com idades compreendidas entre os 16 e os 25 anos.

O programa permite uma ocupação diária de quatro horas aos jovens, inseridos no sistema de ensino ou no sistema de formação profissional, durante o período de férias escolares, meses de Julho, Agosto e Setembro, com a atribuição de uma bolsa mensal.

De acordo com o município, este programa pretende promover nos jovens a aproximação a actividades profissionais enriquecedoras em aquisição de conhecimentos; além de sugerir valores de companheirismo e relacionais, de forma a consciencializá-los da importância e relevância do voluntariado e responsabilizá-los para que sintam a importância que podem ter como interventores, contribuindo para a sociedade em que estão inseridos.

O objectivo passa ainda por dotar os participantes de capacidades individuais, descobrir as que os próprios desconhecem e ter um contacto efectivo com o mundo laboral, dotando-os de experiências práticas.

As inscrições devem ser formalizadas na Câmara Municipal de Elvas, no horário de funcionamento da mesma, entre as 9 e as 17 horas, de segunda a sexta-feira.

ÉVORA: Seminário aborda conservação de peixes de água doce

A Universidade de Évora acolhe, em Setembro, o Simpósio para a Conservação dos Peixes de Água Doce e Reabilitação de Habitats, no âmbito do projecto LIFE para a conservação do saramugo, pequeno peixe da bacia do Guadiana.

O simpósio, que vai decorrer entre os dias 27 e 29 de Setembro, é promovido pela Liga para a Protecção da Natureza (LPN), Universidade de Évora, Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e Aqualogus – Engenharia e Ambiente.

As inscrições são gratuitas e decorrem até 15 de Junho, explicou a organização, acrescentando que está aberto, até 31 deste mês, o prazo para a apresentação de resumos de contribuições sobre diversos tópicos.

Ameaças aos peixes de água doce nativos e futuras soluções, impactos das alterações climáticas nos ecossistemas de água doce e medidas de mitigação, conservação e reabilitação de habitats de água doce e desafios futuros para a conservação de espécies de peixes de água doce ameaçadas e ecossistemas ribeirinhos são alguns dos temas propostos.

Praia fluvial de Monsaraz recebe a primeira prova de Swimrun

 
A praia fluvial de Monsaraz vai receber este domingo, dia 13 de Maio, a primeira prova de Swimrun do Grande Lago Alqueva. O Alqueva Swimrun vai ser a segunda competição do circuito nacional da modalidade e terá em competição 106 atletas.

O Swimrun resulta da combinação de corrida de montanha e natação em águas abertas. Esta competição de endurance exige velocidade, resistência e estratégia, com todo o percurso a ser feito com o material com que se começa a prova.

O Alqueva Swimrun terá às 10.30 horas uma prova de distância curta/sprint com 36 atletas a correrem 9 quilómetros e a nadarem 1,4 quilómetros, alternando em cinco percursos de corrida e quatro de natação. Na prova standard, com inicio às 10.00 horas, haverá 70 atletas, entre os quais 16 duplas, que vão correr 21,2 quilómetros e nadar 4,1 quilómetros em 11 percursos de corrida e igual número de natação.

Os participantes destas provas vão percorrer um trajecto que envolve múltiplas transições entre a natação no Grande Lago Alqueva e a corrida em trilhos nas proximidades da vila medieval de Monsaraz e da vila de Mourão. As provas têm início e a meta na praia fluvial de Monsaraz.

O desporto surgiu em 2006, quando a prova Otillo (que significa de Ilha para Ilha), se realizou pela primeira vez na Suécia. Esta nova modalidade resultou de uma estranha aposta entre amigos, que abraçaram o desafio de correr ao longo das várias ilhas do Arquipélago de Estocolmo e nadar entre elas numa distância total de 75 km.

O Alqueva Swimrun é organizado pela Associação Swimrun Portugal e pelo Município de Reguengos de Monsaraz. O Swimrun Portugal Series, circuito nacional da modalidade, teve a primeira prova no Rio Zêzere, a segunda vai decorrer no Grande Lago Alqueva, seguindo a competição para os Açores, Serra da Arrábida e termina em Novembro na Madeira.
Faixa publicitária

AUTENTICAÇÃO


ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´