Faixa publicitária
Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária

ELVAS: Festival de Desenho do Alentejo reúne artistas de cinco países

Mais de 20 artistas de cinco países participam na terceira edição do Festival de Desenho do Alentejo "Traço`18", a realizar em Outubro, em Elvas.

Promovido pela Associação de Desenvolvimento pela Cultura "AIAR",o evento vai decorrer de 4 a 7 de Outubro, passando depois, no dia 13 do mesmo mês, por Ouguela, no concelho de Campo Maior, culminando no dia seguinte em Alandroal.

"Este festival mantém o mesmo ADN do anterior, é uma continuação do trabalho que tem sido desenvolvido, mas mais diversificado nas áreas do desenho", explicou José Kuski Vieira, da "AIAR".

Com origem num encontro de "Urban Sketching", o "Traço'18" tem vindo a "crescer", segundo a organização, tendo contado nas edições de 2016 e 2017 com "mais de sete mil visitantes".

O festival pretende mostrar o desenho como uma forma cultural de expressão que tem "inúmeras valências" artísticas e funcionais.

A edição deste ano vai contar com a participação de 25 artistas, oriundos de Portugal, Espanha, Itália, Japão e Índia.

Exposição "Diez años de la pieza del mes" patende até 7 de Outubro

O ciclo de exposições Monsaraz Museu Aberto está a apresentar até 7 de Outubro a mostra "Diez años de la pieza del mes" do Museu Etnográfico González Santana, de Olivença. A exposição é organizada pelo Município de Reguengos de Monsaraz e pode ser apreciada diariamente entre as 9.30 e as 12.30 horas e das 14.00 às 18.00 horas na Igreja de Santiago – Galeria de Arte, na vila medieval de Monsaraz.

"Diez años de la pieza del mes" é uma mostra itinerante composta por peças de cerâmica, utensílios de cozinha, ferramentas agrícolas, artesanato, móveis, entre outros, que foram doados ao museu pelos habitantes de Olivença. Desta forma pretende-se homenagear os antepassados e fortalecer os laços culturais com outras localidades espanholas e portuguesa, fazendo uma viagem através da memória tradicional da cultura rural da Extremadura espanhola.

Esta exposição surgiu em 2016 para assinalar um quarto de século de abertura do museu. Na Igreja de Santiago – Galeria de Arte podem ser apreciadas 42 peças, como uma cafeteira, um tostador de café, patins, uma colher ornamentada, um frigorífico, pratos e taças, uma máquina de costurar, um projector e uma película de cinema, uma mala de viagem, entre muitas outras.

Na mostra existem também fotografias e dados técnicos e documentais de todas as peças. O visitante recebe assim informações específicas sobre cada objecto, como a sua data, características técnicas e dados sobre cada pessoa que fez a doação.

ELVAS: Assembleia Municipal aprova todos os pontos em votação

 
A Assembleia Municipal de Elvas reuniu na manhã desta sexta-feira, dia 14 de Setembro, no Salão Nobre do edifício dos Paços do Concelho, tendo sido aprovados todos os pontos sujeitos a votação.

1 – Relatório de Actividades, a Assembleia Municipal tomou conhecimento;
2 – A acta da reunião de 28 de Junho foi aprovada por maioria (quatro abstenções) e a de 6 de Agosto de 2018 também foi aprovada por maioria (quatro abstenções);
3 – Proposta de Alteração do despacho de cedência 14.801/2013, de 15 de Novembro foi aprovada por maioria (uma abstenção);
4 – Plano Intermunicipal para a Igualdade foi aprovado por maioria (duas abstenções);
5 – Candidaturas à linha BEI PT 2020, Autarquias foram aprovadas por unanimidade;
6 – Alteração do Plano de Urbanização de Elvas foi aprovado por maioria (quatro votos contra e cinco abstenções);
7 – Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Elvas, Carlos Pernas renunciou, tendo sido substituído por Fátima Galhardas (votação por unanimidade);
8 – As quatro alterações ao Trânsito foram aprovadas por unanimidade;
9 – IV Revisão Orçamental foi aprovada por maioria (seis abstenções e dois votos contra);
10 – Acordo de execução de delegação legal de competências foi aprovado por maioria (duas abstenções);
11 – Associação Laboratório Colaborativo para a inovação em protecção de plantas (InnovPlantProtect) foi aprovado por unanimidade;
12 – Revisores Oficiais de Contas, relatório de auditoria, a Assembleia Municipal tomou conhecimento.
Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´