Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária

SAÚDE: ULSNA regista casos de gripe e aumenta plano de vacinação

A Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA) revelou que já existem casos de gripe no distrito de Portalegre, anunciando ainda que a vacinação foi alargada a todas as pessoas que o requeiram.

"Já há casos de gripe, estamos um bocadinho acima da actividade basal, não muito mas estamos", disse a delegada de saúde pública do distrito de Portalegre, Margarida Silva.  

A responsável, que falava aos jornalistas após anunciar que o plano de vacinação foi alargado a toda a população, acrescentou ainda que são "casos isolados" os episódios de gripe registados em vários pontos do distrito de Portalegre, rejeitando, nesta altura, um cenário de epidemia.  

"A questão neste momento ainda não é preocupante, a quantidade de casos de gripe é muito pouco acima daquilo que é expectável ao longo do ano. No entanto, espera-se que aumente o pico, por isso é que é importante que as pessoas se vacinem já", acrescentou.  

A ULSNA, que gere os hospitais de Portalegre e Elvas e os 16 centros de saúde existentes nos 15 concelhos do distrito de Portalegre, tinha accionado o plano de vacinação apenas para pessoas com mais de 65 anos, com imunidade mais baixa, idosos institucionalizados e bombeiros, mas devido à existência de vacinas foi decidido aumentar a cobertura.

TERENA: Homem de 83 anos mata duas mulheres e tenta suicídio

Um homem de 83 anos, matou esta sexta-feira, dia 11 de Janeiro, em Terena, no concelho do Alandroal, a mulher, de 83 anos e uma cunhada, de 80 anos, com tiros de pistola, e tentou suicidar-se logo de seguida. O homem, que ainda foi transportado em estado grave para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, acabou por falecer durante a tarde.

O alerta da ocorrência foi dado às 11.45 horas, tendo os militares da Guarda Nacional Republicana (GNR) que se deslocaram ao local, verificado que já se encontravam duas mulheres mortas e tinha ocorrido uma tentativa de suicídio.

As mulheres foram "alvejadas com recurso a uma arma de fogo, uma pistola", a mesma que o alegado homicida terá utilizado para se tentar suicidar, acrescentou a fonte da GNR, referindo que a investigação está, agora, a cargo da Polícia Judiciária (PJ).

O Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Évora afirmou que o alerta foi dado pouco antes do meio-dia e que a ocorrência teve lugar no Monte do Espada, perto de Terena.

Para o local, foram mobilizados 25 operacionais, apoiados por dez veículos, das corporações de bombeiros de Alandroal e de Redondo, da GNR, da PJ e do INEM, que enviou a ambulância de suporte imediato de vida (SIV) de Estremoz, a viatura médica de emergência e reanimação (VMER) do hospital de Évora e um helicóptero.

ELVAS: João Tenreiro e Paulina Mirão actuam no Cine-Teatro Municipal

Os fadistas João Tenreiro e Paulina Mirão, vão actuar na noite desta sexta-feira, dia 11 de Janeiro, no Cine-Teatro Municipal de Elvas, num concerto que terá como mote as "Faias do Passado".

A iniciativa, vai contar com a participação de Jorge Silva, na guitarra portuguesa; Alexandre Silva, na viola de fado, e José Manuel Rodrigues no baixo.

O concerto tem início às 21.30 horas, e está integrado nas comemorações dos 360 anos da Batalha das Linhas de Elvas.

Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´